MUITO SUSTO: Ácido altamente corrosivo e tóxico vaza de indústria em Timóteo

TIMÓTEO – O vazamento de um produto químico altamente corrosivo e tóxico em uma unidade da empresa Hasco Aços e Metais na manhã desta quarta-feira (16), mobilizou militares do Corpo de Bombeiros de Timóteo, no Vale do Aço. O acidente aconteceu no Núcleo Industrial de Timóteo, na BR-381, altura do km 195, no distrito de Cachoeira do Vale. Os moradores nas proximidades da empresa permaneceram apavorados devido a falta de informação do ocorrido e do possível risco que o poluente poderia causar.
A empresa acionou os bombeiros após um vazamento de ácido nítrico 53% que reagiu com aço. Segundo a corporação, a reação química gerou muita fumaça e os funcionários precisaram evacuar o local. Apesar do susto não houve vítimas. Apesar da nota da empresa sobre o caso, a mesma não informou sobre a contaminação do meio ao meio ambiente, já que produto químico que vazou tem a classificação QBRN – Código de Risco em Potencial de Contaminação Ambiental.

Pelos cálculos, cerca de mil litros de ácido nítrico foram derramados em uma bacia de contenção. Segundo os bombeiros, foi aplicado cal 39% para neutralização do produto.
Nota da empresa
A Harsco informa que ocorreu um incidente por uma reação química. A empresa adotou os protocolos de segurança com agilidade e evacuou a área imediatamente. Não houve feridos ou qualquer tipo de dano. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou o trabalho de limpeza e a companhia já está reiniciando as operações.
O JBN não conseguiu fazer contato com o setor ambiental do município. De igual maneira com Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA.