Com o plenário lotado, Câmara de Timóteo discute “políticas públicas” para pessoas com autismo

TIMÓTEO – Nesta terça-feira (25) a Câmara Municipal de Timóteo, com a presença do prefeito Vitor Vicente do Prado (Republicanos), dos vereadores Lair Bueno, Professor Diogo, Renara Cristina e Pastora Sônia, realizou para uma numerosa plateia, uma Audiência Pública para discutir Políticas Públicas para as famílias das pessoas com autismo.
O evento que atendeu a um requerimento de iniciativa do vereador Dr. Lair Bueno, elevou o tom da discussão para o desenvolvimento das políticas públicas que até então não reconhecem de fato os direitos das pessoas com autismo.

A presidente da Associação Amor Azul, Elizabeth Arruda, destacou em sua fala que o Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento que não apresenta características físicas visíveis, o que dificulta a conscientização e compreensão social das dificuldades enfrentadas por pessoas autistas no dia a dia. “Estamos falando de crianças autistas. Mas poderíamos falar também de jovens, adultos e idosos com autismo”, pontuou a presidente, afirmando que a Associação está percebendo que a atual administração municipal está sinalizando positivo para que o assunto “autismo” seja tratado de fato com o respeito que merece.
Na mesma oportunidade, todas as famílias de pessoas autistas se manifestaram e reivindicaram seus direitos perante ao prefeito, vice-prefeito, secretárias de Educação e Saúde, além dos poucos vereadores da Câmara de Timóteo que se fizeram presentes. As famílias ainda cobraram a real aplicação da Lei Municipal 3.123/10 que estabelece políticas públicas para autistas no âmbito do município.