quarta-feira, dezembro 18, 2024
DestaquesPolítica

Comissões Permanentes da Câmara de Timóteo liberam o PL do orçamento da PMT 2025 para votação

TIMÓTEO – O orçamento municipal para o próximo ano (Projeto de Lei Orçamentária Anual nº 4.614) foi aprovado nas comissões, na reunião desta terça-feira (17/12). Além da matéria, foram aprovadas 113 emendas das 115 apresentadas pelos vereadores. As duas emendas rejeitadas são relacionadas ao percentual de créditos adicionais suplementares pelo Executivo Municipal: uma de 10% e outra de 25%. Com a reprovação de ambas, valerá o percentual de 20%, mesmo índice proposto no PLOA 4.614.

Ainda relacionado a orçamento, mas ao orçamento vigente, as comissões aprovaram o PL 4.626, que altera a Lei Municipal nº 3.963/23 (Lei Orçamentária 2024). A matéria altera o limite de suplementação de 15% para 18% do montante do orçamento deste ano. Conforme o Executivo Municipal, autor da matéria, “a alteração na Lei Orçamentária Anual 2024 justifica-se em razão do limite de autorização de abertura de créditos adicionais suplementares (…) revelou-se insuficiente face à necessidade de movimentação dos créditos da desoneração da folha de pagamentos (…)”.

Os créditos adicionais suplementares são ferramentas que o Poder Executivo têm à sua disposição para corrigir uma previsão de despesa que se mostrou insuficiente, visto que, como a Lei Orçamentária é encaminhada ao Poder Legislativo no ano anterior à sua vigência, pode ser necessário ajustá-la. A aprovação de 20% significa que a Administração Pública Municipal poderá movimentar esse percentual do total do orçamento, sem a necessidade de aprovação pelos vereadores.

Plano Diretor

As comissões também aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 014, que define o Plano Diretor Participativo. O relator da matéria, Brinnel Tozatti, votou favorável e foi acompanhado pelos demais vereadores. Para Vinicius Bim, a aprovação é um avanço. “Esse projeto é de suma importância para o Timóteo. É claro que as demais matérias, relacionadas ao Plano Diretor, passarão por grandes discussões, mas a aprovação deste PL é, sem dúvida, um avanço no sentido de organização da cidade”, defendeu.

Além do PLC 014, as comissões também aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 15, que determina a delimitação do perímetro urbano de Timóteo. O projeto é uma das matérias que complementam a discussão do Plano Diretor. “Há um consenso nesta matéria, tanto entre os vereadores, como com as pessoas da comunidade que participaram das oficinas de discussão do novo Plano Diretor”, observou o vereador Brinnel Tozatti, relator da matéria.

Vista

Dois projetos tiveram pedidos de vista, que foram concedidos pelo presidente da Câmara, vereador Reygler MaxPL 4.622, que estabelece as diretrizes gerais aplicáveis aos processos de licenciamento ambiental em Timóteo; e Projeto de Resolução 534, que altera dispositivo do Regimento Interno da Câmara Municipal de Timóteo (Resolução n° 45

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *