Timóteo oferta alimentação escolar de qualidade e balanceada
TIMÓTEO – A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo atua para que a alimentação escolar seja especial e de qualidade na rede municipal de ensino. Os cerca de 7.300 alunos, distribuídos em 20 escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e 13 creches conveniadas, além da APAE de Timóteo, têm acesso a cardápios cuidadosamente planejados para atender às suas necessidades nutricionais.
“A merenda é muito boa”, atestam os alunos do 5º ano da Escola Municipal Limoeiro, Alice Vitória Ferreiras Vargas e Daniel Silva Souza, ambos com 10 anos. Alice destaca o atendimento carinhoso da merendeira Daniele Fernanda Santos Silva. “A tia atende muito bem”, afirma. Com preferência por strogonoff, Daniel se mostra satisfeito com todos os cardápios. “Gosto muito da comida da tia”.
A coordenadora de Saúde e Bem-Estar da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, Helen Roldão, destaca que a alimentação escolar vai além de suprir necessidades nutricionais. “Nosso objetivo é garantir qualidade de vida, saúde e aprendizado para as crianças e adolescentes. Uma alimentação balanceada reflete diretamente no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes”, enfatizou Helen Roldão
A coordenadora frisa que, com essa iniciativa, Timóteo reforça seu compromisso com a educação e a saúde, proporcionando um ambiente escolar mais acolhedor e nutritivo para todos os alunos. “Cuido do preparo da alimentação escolar dos alunos, que é acompanhada pela equipe de nutricionistas. Todos os dias tem merenda saudável para os nossos alunos e com qualidade”, garante Daniele Silva, que atua há 8 anos no cargo de merendeira da escola junto com a auxiliar Aparecida do Carmo Silva.
Os cardápios elaborados levam em consideração as diferentes faixas etárias, atendendo de 30% a 70% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes, conforme a Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020. Para instituições que atendem crianças com necessidades alimentares especiais, como alergias ou intolerâncias, foram desenvolvidos cardápios específicos. Alimentos como arroz integral, macarrão sem glúten e sem ovos, fórmulas hipoalergênicas e leite de soja fazem parte dessas adaptações, garantindo inclusão e bem-estar.
“Além da merenda comum dos alunos, a Secretaria de Educação tem um cuidado especial para os alunos que têm restrição alimentar. Nestes casos, é ofertada uma alimentação mais adequada de acordo com a necessidade de cada aluno”, expõe o vice-diretor da Escola Municipal Limoeiro, Bruno Gonçalves Pereira.
Este ano, uma das grandes apostas da Secretaria de Educação é o fortalecimento da parceria com a agricultura familiar. Os hortifrutigranjeiros que compõem os cardápios são fornecidos por produtores locais, assegurando alimentos de qualidade, livres de defensivos agrícolas e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
Para garantir a excelência na execução dos cardápios e reforçar boas práticas de higiene e preparo dos alimentos, no mês de fevereiro, as merendeiras e auxiliares de cozinha passaram por um treinamento ministrado pelas nutricionistas Helen Roldão, Misraine Andrade, Natália Ribeiro e Renata Leão.