“Recupera Fabri”: Prefeitura de Fabriciano inicia pagamento do benefício para famílias atingidas pelas chuvas

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu início nesta segunda-feira, 24, ao pagamento do benefício “Recupera Fabri”, programa que visa auxiliar 1.839 famílias afetadas pelas chuvas entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. Com um investimento de R$ 5 milhões provenientes de recursos próprios do município, a iniciativa busca garantir a recomposição de bens e melhorias nas residências dos moradores atingidos.
O prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca, explicou que o dinheiro é um auxílio emergencial e não tem caráter indenizatório. “É um apoio para que essas famílias tenham um recomeço. Esse recurso seria utilizado para outros investimentos, mas diante da necessidade, providenciamos sua destinação para essas famílias”, afirmou.
O chefe do Executivo destacou ainda que, até o momento, o município não recebeu nenhum recurso federal para a recuperação da cidade. Atualmente, Fabriciano conta com duas pontes interditadas, acessos bloqueados, ruas danificadas e cerca de 15 famílias no aluguel social, sem condições de retornar às suas casas. “Estamos empenhados em buscar esses recursos. Já elaboramos os projetos técnicos e agora vamos lutar para conseguir apoio do governo federal. Na última semana, estivemos em Brasília para apresentar essa necessidade e estamos na expectativa de sermos contemplados”, explicou Lucca.
Pagamento
De acordo com o Secretário de Governança Financeira e Orçamentária, Gérico Mayrink, o processo de pagamento segue um rigoroso fluxo administrativo. “O pagamento do benefício será feito de forma escalonada durante a semana, com a previsão de que todas as famílias recebam os valores nos próximos dias. Após o cadastro e a homologação das famílias pela Assistência Social, o setor contábil confeccionou empenhos individualizados para cada beneficiário. Os pagamentos estão sendo realizados por ordem alfabética via remessa bancária, garantindo segurança e transparência. Hoje, já foram liberados R$ 960 mil para 356 famílias, e o restante será repassado nos próximos 15 dias”, destacou Mayrink.

Para ampliar a transparência do processo, a Prefeitura disponibilizará em seu portal uma ferramenta de Business Intelligence (BI), onde será possível consultar a lista de famílias beneficiadas por bairro, bem como acompanhar as remessas de pagamento. Caso haja alguma inconsistência nos dados, os beneficiários poderão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para correção.
Critérios e acompanhamento
A Secretária de Governança de Assistência Social, Karla Carvalho, explicou que cerca de 2.300 famílias foram cadastradas, mas após uma análise criteriosa, o número foi reduzido para 1.839 beneficiários. Karla enfatizou o papel da Assistência Social na execução do programa. “Todas as famílias beneficiadas estão sendo acompanhadas por técnicos de referência, que oferecem suporte tanto no recebimento do benefício quanto em outras demandas necessárias nesse período pós-chuvas. Para aqueles que não possuem acesso a dispositivos móveis, os equipamentos de assistência social estarão disponíveis para garantir que todos tenham informações claras sobre os pagamentos”, disse.
Reconhecimento
A moradora da Avenida Vitória Régia, Maria da Conceição da Silva, perdeu praticamente tudo durante a enchente, mas ressalta a importância do apoio da prefeitura nesse momento. “Perdemos tudo. Agora precisamos recomeçar, e esse dinheiro será essencial para fazer pequenas melhorias na minha casa. Essa é a segunda vez que minha casa foi alagada e, pela primeira vez, estamos recebendo um apoio de verdade”, afirmou a moradora.
Apoio da Câmara Municipal
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Lugão, ressaltou a importância da colaboração entre os Poderes Executivo e Legislativo para viabilizar o programa. “O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em tempo hábil, e o Executivo sancionou as emendas propostas pelos vereadores. Esse trabalho conjunto demonstra o compromisso de ambas as partes com a população de Coronel Fabriciano, superando os trâmites burocráticos para garantir que o recurso chegue a quem realmente precisa”, afirmou Lugão.
A meta da Prefeitura é garantir que nenhum morador afetado cadastrado e aprovado, fique sem o apoio necessário para reconstruir sua vida. O “Recupera Fabri” foi elaborado para reforçar o compromisso da administração municipal com a recuperação e o bem-estar da população fabricianense.