quinta-feira, fevereiro 6, 2025
Destaques

“Imbróglio em Timóteo”: Recurso Federal para os Agentes de Saúde, pode ter sido desviado para outras finalidades

TIMÓTEO – A Lei Federal 11.350/2006 garante aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias, todos os anos, um incentivo financeiro do governo federal aos municípios, que ficam responsáveis para repassarem aos trabalhadores.

Em Timóteo, segundo informações do vereador Professor Diogo Siqueira (PT), em vídeo publicado em sua rede social, o dinheiro que chegou no mês de dezembro do ano passado, e de acordo com a lei municipal aprovada no município de Timóteo | lei 3.985/2024 | o recurso que deveria ter sido dividido entre as duas categorias em questão, no mês de janeiro, ainda é uma interrogação.

Ainda de acordo com o vereador, no início da nova gestão, do prefeito Capitão Vitor Vicente do Prado (Republicanos), houve um compromisso da administração com o Sindicato dos Servidores Públicos – Sinsep, de que a divisão dos recursos seria efetivada até o último dia 30 de janeiro, o que não ocorreu. Sabe-se portanto, que a remuneração está fazendo muita falta para os trabalhadores.

Como se não bastasse o atraso do pagamento, e para surpresa da categoria, às vésperas do fechamento da folha de pagamento no final do mês de janeiro, veio a surpresa: o prefeito Capitão Vitor informou que “não faria o pagamento”.

Ainda segundo informações apuradas pelo JBN, a Administração justificou a falta do pagamento, com a alegação de que o dinheiro carimbado do governo federal direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde, e de Endemias, foi utilizado pelo governo anterior para outras finalidades.

Situação gravíssima

O Professor Diogo asseverou na oportunidade que “se for verdadeira tal informação” da administração atual, a situação pode ser considerada gravíssima, porque esse dinheiro em questão, “só pode ser usado para o pagamento dos Agentes Comunitários, e aos Agentes de Endemias”.

Requerimento

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal de Timóteo desta quinta-feira (6), o vereador Professor Diogo, promete apresentar um requerimento exigindo do município que apresente todos os empenhos dos recursos do Fundo Municipal de Saúde. “Aí nós vamos saber para onde o dinheiro foi”, destacou o vereador.

Ação na justiça

De conhecimento do assunto, e também taxando a situação como gravíssima, o Sindicato dos Servidores Públicos de Timóteo – Sinsep, informou ao JBN na tarde desta quarta-feira (5), que a entidade visando preservar os direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agendes de Endemias, vai acionar o município na justiça.

Vale ressaltar, que a atual administração tinha um compromisso de repasse deste recurso federal aos profissionais de saúde em questão, até o último dia 30 de janeiro, fato que lamentavelmente não ocorreu.

O JBN solicitou nota do assunto ao governo municipal, mas até o fechamento desta edição não houve manifestação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *