segunda-feira, março 31, 2025
DestaquesSaúde

Hospital Maternidade de Timóteo está de portas abertas, com nova direção

TIMÓTEO – A Associação Hospitalar Beneficente Brasil (AHBB) assumiu oficialmente, nesta quinta-feira (27), a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços em saúde prestados à população. O contrato da antiga gestora Therezinha de Jesus, encerrou-se neste dia 26.

O superintendente da AHBB, Antônio Pinotti, disse que o trabalho a ser desenvolvido em Timóteo visa dar um protagonismo na área da assistência, principalmente 100% SUS, no primeiro momento. “Encontramos algumas coisas que a gente vai ter que ajustar para atender melhor o usuário e atender com mais segurança. É sempre uma marca da nossa instituição trazer segurança para o paciente, essa é uma marca importante que a gente quer levantar aqui em Timóteo”, ponderou Pinotti.

O superintendente da nova gestora do hospital também informou que um dos objetivos é ampliar o atendimento para a saúde suplementar. “Queremos um hospital 100% SUS, mas também iniciar um processo para abrir para a saúde suplementar, para os planos de saúde. Vamos dialogar, buscar recursos, implantar novos serviços, enfim, um trabalho que vai começar agora. Obviamente que a gente está tendo a felicidade de ter uma transição tranquila, tanto com o corpo clínico do hospital, como também com os funcionários e com os colaboradores que tem lá, desde o pessoal da área de apoio, limpeza, enfermagem e todas as outras”, mencionou Antônio Pinotti.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Érica Ferreira, a transição aconteceu com tempo recorde, porém um plano de contingência já estava formatado para garantir o atendimento dos usuários. “O plano de contingência não foi necessário, então eles chegaram em tempo recorde, fizeram com muita excelência a continuidade do serviço assistencial, ele não foi rompido em nenhuma das esferas. Então, nós como Secretaria de Saúde estamos felizes com essa escolha, que foi uma escolha transparente. A gente está com essa certeza de que vamos viver um novo tempo, um novo cenário na saúde de Timóteo”, explicou a secretária de saúde e qualidade de vida.

Para o prefeito Capitão Vitor Vicente do Prado (Republicanos), é fundamental que a população tenha ciência de que não haverá falta de compromisso com o resultado. “Nas conversas que tivemos com a empresa a nossa palavra foi no sentido de cobrar deles aquilo que eles se dispõem a fazer, que é prestar uma saúde humanizada, de qualidade e fazendo o uso devido dos recursos que serão repassados”.  O prefeito ainda destacou que fará questão de que haja sempre uma prestação de contas detalhada. “O principal objetivo da associação, ao se comprometer com o município, é cumprir o papel dela. As nossas expectativas são muito boas. O nosso compromisso é estar disposto 24 horas por dia nessa missão que nos confiaram nas urnas”, reforçou o prefeito.

A AHBB

A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), tem sede na cidade de Garça/SP e foi a vencedora da dispensa de chamamento nº 002/25, concorrendo com mais quatro instituições, que demonstraram interesse em gerenciar o Hospital.

A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil – Rede Santa Casa, que é uma Organização Social de Saúde (OSS), está presente na coordenação de unidades hospitalares em vários municípios do estado de São Paulo e também na cidade de Araguari/MG. Fundada em 1969, a AHBB, tem como foco uma administração estratégica que visa garantir a sustentabilidade financeira e operacional; otimizar recursos; melhorar a qualidade dos serviços e assegurar o cumprimento de suas missões sociais.

Investimento

O valor total estimado para a contratação dos serviços objeto deste edital poderá ser de até R$ 45.380.854,83 (quarenta e cinco milhões, trezentos e oitenta mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e três centavos), a depender das remunerações variáveis dos programas Valora Minas e Opera Mais, e tem vigência de 12 meses.

Vale mencionar que o Valora Minas, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistências e valor entregue à população.

Já o Opera Mais é um módulo de eletivas da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, dentro do Valora Minas, implementado em 2021 com o objetivo de ampliar o acesso da população mineira a cirurgias eletivas hospitalares, a fim de reduzir a fila existente no Estado de Minas Gerais e reduzir o tempo de espera dos pacientes – problemas agravados com o represamento das cirurgias ocorrido na pandemia do COVID-19. Para tanto, foi adotada como principal estratégia a qualificação do financiamento dos procedimentos por meio de incentivo financeiro custeado com recursos do tesouro estadual, estimulando a expansão da oferta na rede SUS existente.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Um comentário sobre “Hospital Maternidade de Timóteo está de portas abertas, com nova direção

  • Essa aí também tá cheia de BO pelas bandas de São Paulo. Parece que quando se trata de OSCIP não escapa uma.
    A administração municipal e a câmara que fiquem de olhos bem abertos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *