quarta-feira, fevereiro 19, 2025
DestaquesSaúde

Acolhimento humanizado do Hospital Márcio Cunha transforma retorno de pacientes do CTRS após acidente

IPATINGA – Para ressignificar o retorno dos pacientes do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga/MG, que estavam presentes, na última terça-feira (11), quando ocorreu o acidente com um carro terceirizado que atingiu parte da unidade, a equipe da Hemodiálise realizou uma recepção especial, acolhedora e humanizada, nesta quinta-feira (13). Repleto de carinho e afeto, com abraços, sorrisos emocionados e palavras de gratidão, o ambiente foi tomado por um sentimento de renascimento.

O serviço de hemodiálise retornou à normalidade no mesmo dia, às 18h. Porém, somente nesta quinta-feira, a equipe pode reencontrar com os pacientes, uma vez que fazem tratamento às terças, quintas e sábados. Logo na chegada dos pacientes, a equipe repassou uma mensagem positiva recebendo-os com música e balões brancos com frases motivacionais, distribuindo abraços e sorrisos acolhedores. O momento foi cercado de muita emoção, abraços, gratidão e alegria.

Durante o reencontro, a frase “Nasceu de novo” marcou o momento. A expressão, embora comum, traduz com precisão a história do senhor Wilson Carlos Viana Oliveira, de 66 anos, paciente atingido diretamente pelo veículo no dia do acidente. Ainda se recuperando, ele não esconde a emoção ao recordar os momentos de angústia e a rápida assistência da equipe do Hospital. “Na hora, pensei que uma máquina de hemodiálise havia explodido. De repente, me vi embaixo de algo, tentando sair e sem sucesso. Achei que eu ia morrer. Mas o socorro foi muito rápido. Agradeço a todos do hospital envolvidos no meu resgate. Creio que foi um milagre de Deus. Só tenho a agradecer a Deus e ao HMC! Fiquei emocionado com o carinho e a homenagem que recebi nesta quinta-feira!”, relatou Wilson.

Outra paciente, Kely Cristina Ferreira, também destacou a importância da ação. “Esse momento acolhedor foi importante não só para mim, mas para todos os pacientes que foram tomados por um misto de emoções no dia do acidente. Foi um grande livramento que devemos celebrar e que nos faz refletir sobre um novo recomeço”, disse Kely.

Gratidão e reconhecimento

Diante da rápida resposta à emergência, a diretoria da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e diretoria do Hospital Márcio Cunha manifestam seu reconhecimento a todos. “Profissionais de diversos setores do HMC entraram em ação imediatamente, seguindo o Plano de Contingência do Hospital, que é constantemente aprimorado com treinamentos e simulações para garantir um atendimento ágil e eficiente em situações críticas. A resposta rápida de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de equipes assistenciais e administrativas, demonstraram preparo e comprometimento ao lidar com a situação. Esse episódio reforça a excelência da Instituição no cuidado com a vida, não apenas nos atendimentos diários, mas também em momentos inesperados que exigem ação rápida e humanizada. Agradeço também a toda a imprensa que levou a informação à população, com clareza e seriedade, evitando a propagação de fake news”, destaca o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *