Seminário da rede de atendimento socioeducativo de Ipatinga reúne centenas de participantes
IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e os Serviços Integrados de Medidas Socioeducativas presentes no município, promoveu nesta quinta-feira (11) o 1º Seminário Integrado Sob Medida, com o tema “Uma Rede Sólida em prol dos Direitos dos Adolescentes”.
O evento, que começou pela manhã e se estendeu até o final da tarde, foi realizado no Clube dos Pioneiros da AAPI – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, no bairro Bom Retiro, e contou com a presença de centenas de pessoas.
Diversas figuras e instituições ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes participaram do evento: capitão Moura (14º BPM); o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Clebson Fernandes; a promotora de Justiça Graciele de Rezende Almeida; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Túlio Mota Alvarenga (Programa Descubra); Cleiton Alves Gomes, representando a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase); a diretora do Centro Socioeducativo, Rosemarie Lobato; a diretora-geral do Polo de Medidas Socioeducativas, Marisa Satler, e o procurador Geral do Município, Andrei Gonçalves Ferreira (representando o prefeito Gustavo Nunes).
O encontro foi construído para profissionais de diversos setores que atuam no atendimento aos adolescentes, as famílias desses adolescentes e, inclusive, para os próprios adolescentes. Segundo a equipe de organização, foram recebidas aproximadamente 330 inscrições.
Seminário Integrado
A escolha do nome do evento não foi por acaso. Esta é a primeira vez que Ipatinga promove um seminário em que os três serviços de medidas socioeducativas oferecidos no município participam: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Serviço de Medida Educativa de Semiliberdade e Serviço de Medida Educativa de Internação.
A realização do evento é um desejo antigo, de 2019, que só ganhou forma agora. “Um sonho antigo. Há cinco anos nasceu essa proposta. Muitas pessoas que trabalharam nessa ideia incial nem estão mais nos serviços. Atribuímos essa conquista ao apoio da gestão municipal e estadual, à participação em massa das pessoas e, acima de tudo, a participação dos adolescentes”, disse a técnica do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Kareislla Medeiros.
Palestras
O promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos José e Silva Fortes (Casé Fortes), trouxe em sua palestra o tema “A importância da rede”. Já a advogada, doutora em Direito, especialista em Ciências Penais, coordenadora do curso de Direito do Unileste, Angélica Barroso Bastos, abordou em sua fala os “Direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil: avanços e desafios”.
O dia de evento reservou momentos para debate, tanto no período da manhã quanto à tarde. Houve apresentação do Podcast “Vozes em transformação”, produzido por adolescentes, e apresentação instrumental com adolescentes da Casa de Semiliberdade.
O seminário também teve um momento para detalhar os Serviços de Medidas Socioeducativas de Ipatinga. Alguns trabalhos artesanais desenvolvidos pelos adolescentes foram expostos no salão e quem estava presente pode admirá-los.
Proposta
A secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu, salienta que o intuito do seminário foi justamente promover a integração entre os profissionais da Rede de Atendimento Socioassistencial; do Sistema de Garantia de Direitos; do Poder Legislativo; de Universidades; das Secretarias de Saúde; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Segurança e Convivência Cidadã; dos Conselhos de Direitos; do Conselho Tutelar e da Rede de Atendimento às Medidas Socioeducativas. “Um dos nossos propósitos era que ocorressem trocas valiosas com os presentes, e podemos dizer que cumprimos este objetivo. O evento foi um sucesso”, avaliou.