“Programa Saúde na Escola” vem sendo realizado em onze estabelecimentos de ensino de Timóteo
TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, em parceria com a Secretaria de Educação vem realizando ações na área de nutrição de acordo com cronograma de trabalho do Programa Saúde na Escola. No período de maio a outubro de 2024, o Programa Saúde na Escola é realizado em onze escolas pactuadas em Timóteo.
Segundo a nutricionisa Tathiane Ferreira Silva, o tema trabalhado no mês de maio nas escolas é “Alimentação Saudável com Prevenção da Obesidade”. “A abordagem didática varia de acordo com a faixa etária das crianças. Hoje na EM Cecília Meireles foi vista a classificação dos alimentos (processados, ultraprocessados, in natura) e mostramos a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos processados como biscoitos recheados. Já em outra atividade, fizemos uma caixa surpresa para as crianças, de olhos vendados, identificarem pelo tato e pelo olfato qual fruta havia na caixa”, contou Tathiane.
Ela conta que o aprendizado continua em casa, com a participação dos pais, seguindo os 10 Passos da Alimentação Saudável. A tarefa serve para indicar aos pais e às crianças o que é melhor para a saúde.
A equipe de nutrição da Secretaria de Educação desenvolve ações com excelência nas escolas do município e no início do ano de 2024 foi indicada para receber o prêmio do Conselho Regional de Nutrição (CRN). A equipe aguarda ansiosamente o reconhecimento pelo trabalho.
As escolas de Timóteo pactuadas e os respectivos dias do mês de maio são: EM Clarindo Carlos Miranda (dia 03), EM Infantil Cecília Meireles (07), EM Ana Moura (08), EM Monteiro Lobato (09), Cantinho da Descoberta (14), UMEI Angélica Araújo Costa, EM Limoeiro, EM Infantil João Bolinha (16), UMEI Professor Ruimar Bertelli Machado (24), Creche Amor e Luz (27).
Durante todo o ano a Secretaria de Saúde em parceria com a Educação realiza ações que contribuem para a formação integral dos alunos da rede pública de ensino, por meio de ações de promoção à saúde e de prevenção de agravos vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).