sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesEducação

Primeira vistoria em transportes escolares de 2024 em Ipatinga começa nesta segunda-feira

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciará nesta segunda-feira (19) novas vistorias em transportes escolares no município.

A vistoria é realizada no pátio da Suplan, localizado na rua Graciliano Ramos, nº 719, bairro Cidade Nobre, de 07h50 às 10h30.

O prazo para a regularização termina no dia 6 de março. A partir desta data, os veículos escolares que não estiverem vistoriados estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.

Todos os autorizatários cadastrados no município receberam, no endereço informado, uma carta constando o dia e horário agendado para a vistoria.

 Documentos necessários:

  • Certidão negativa de débito municipal;
  • CNH do autorizatário e do condutor auxiliar cadastrado;
  • Cópia do comprovante de endereço do autorizatário e do condutor auxiliar;
  • Carteirinha do autorizatário e do condutor auxiliar;
  • Comprovante da guia paga para vistoria e certificado cronotacógrafo do veículo.

“Os autorizatários de transportes escolares em Ipatinga devem ficar atentos. A vistoria é obrigatória, visando a renovação de suas licenças, e os veículos precisam ser apresentados no local estabelecido no dia e horário já informados pela Seção de Transportes Especiais e Coletivos (Setrec) por meio de correspondência”, pontua Graziella Pires, diretora do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra).

A vistoria é realizada a cada seis meses. Vale ressaltar ainda que os pais e os passageiros devem ajudar a fiscalizar o serviço de transporte escolar, solicitando, em caso de dúvidas, a apresentação do selo e do certificado de vistoria, que devem ser afixados no vidro dianteiro e nas portas dos veículos. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Transporte e Trânsito da PMI ou pelo telefone 3829-8529.

Vistoria

Para receber o selo de vistoria, os proprietários de vans e outros veículos escolares devem apresentar certidão negativa de débitos, carteira de habilitação com a observação de curso escolar, certificado do cronotacógrafo do veículo, carteirinha do transporte escolar e guia paga para vistoria.

 Itens verificados

Na vistoria, são verificados os sistemas mecânico e elétrico, feitas avaliações quanto às condições de circulação do veículo, estado de conservação interno e externo, equipamentos obrigatórios como cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio, câmera de ré e, no caso dos ônibus, se há saída de emergência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *