quarta-feira, abril 23, 2025
DestaquesEducação

Nove escolas municipais de Ipatinga são escolhidas para o “Programa Mais Ciência na Escola”

IPATINGA – Nove escolas da rede municipal de ensino de Ipatinga foram escolhidas para receber laboratórios maker do programa “Mais Ciência na Escola”, desenvolvido no Estado sob a gestão do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG e IF Sul de Minas, que participaram juntos do edital de seleção de servidores bolsistas de apoio técnico.

Em todo o Estado de Minas Gerais, são 90 escolas participantes, que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental em 30 municípios. As escolas ipatinguenses selecionadas são Altina Olívia Gonçalves, Artur Bernardes, Chirlene Cristina Pereira, Deolinda Tavares Lamego, Everson Magalhães Lage, Márcio Andrade Guerra, Nelcina Rosa de Jesus, Padre Cícero de Castro e Zélia Duarte Passos.

Dentre os critérios para a escolha, foram considerados: ser municipal; possuir ensino integral; ter espaço para funcionamento do laboratório e acessibilidade. Ipatinga atendeu todos os  requisitos.

O Programa

O programa é resultado de uma parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com a realização pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como finalidade transformar a educação básica, fomentando um futuro científico digital inclusivo e inovador para estudantes da educação básica.

O programa vai oportunizar aos alunos desenvolvimento de competências e habilidades em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com vistas à inclusão produtiva e ao fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais.

O laboratório

O laboratório maker será um espaço dentro da escola composto por instrumentos e equipamentos, onde os estudantes são orientados a transformar ideias em projetos de pesquisa colaborativos, lúdicos, reflexivos e criativos, bem como atividades “mãos à massa” para fomentar o letramento digital e a educação científica pela experimentação.

Ipatinga já trabalha com a cultura maker desde 2023, com a oferta de capacitações em parceria com o Sebrae. Em setembro de 2023, mais de 1.300 professores participaram de uma qualificação prática que teve como alvos os estudantes da educação básica e fundamental.

O Programa Mais Ciência na Escola tem um orçamento de R$ 9 milhões. Os laboratórios irão fomentar o aprendizado prático e estimular a criatividade e inovação dos estudantes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *