Alunos da Escola de Pais recebem certificado de conclusão do curso
FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, entregou nesta sexta-feira (6) o certificado de conclusão para os 50 alunos do Programa “Escola de Pais”, que tem o propósito de ajudar as famílias a compreender os transtornos dos alunos da rede municipal.
O programa é uma iniciativa da Gestão Novos Tempos que veio para apoiar e orientar os pais em seu papel na educação e no desenvolvimento de seus filhos. O objetivo principal é fornecer ferramentas, estratégias e conhecimentos que ajudem os pais a lidarem melhor com os desafios da educação familiar, promovendo uma comunicação mais eficaz, o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento de habilidades para lidar com questões emocionais, comportamentais e educacionais dos filhos.
Para o Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, a Escola de Pais é uma maneira de proporcionar aos pais a oportunidade de se atualizarem e se sentirem mais seguros. “Tem uma equipe disciplinar, psicólogos, nutricionistas, pedagogos e psicopedagogos. Então a gente tem, assim, muita gente. Dando informações para eles e todo esse programa ele foi feito com o apoio da escola de governo. Então, está sendo a capacitação para os pais. A nossa escola de governo, diferente de outros municípios, ela dá essa abertura da gente fazer capacitação não só os servidores da prefeitura, mas a comunidade também”.
Os encontros aconteceram uma vez por mês nas Escolas Municipais Zé Alencar, Graça Ferreira, Nicanor Ataíde e CMEI Messias Paulo. As palestras foram ministradas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, pedagogo, psicopedagogo e professores. “É muito difícil ter uma criança atípica e não saber como lidar. Então, iniciou-se em 2023. A partir daí, a gente foi ampliando as conversas em outras escolas. Com isso, ampliou o número de pessoas que queriam participar. Nem todas com tanta disponibilidade, mas à medida que a escola sugeria, solicitava, o grupo se organizava e fazia o trabalho”, conta a Gerente Pedagógica Neuza Viana.
Segundo a formanda, Enelise Oliveira, esse foi um período de muitos aprendizados e partilha para todos os participantes. A Escola de Paz é importantíssima porque a gente aprende muitas coisas diferentes. “Tem pais que passam a sua experiência pros pais novatos, tem os pais que têm mais experiências, passa pros outros pais que estão começando. Além de tirar dúvidas sobre o autismo ou alimentação, traz pra gente, assim, agrega ao nosso dia a dia algo muito importante, como saber lidar com o autista no dia a dia.
De acordo com a psicóloga, Sindy Paula, as atividades na Escola de Pais incluem várias atividades como: palestras e oficinas. “É um projeto onde a gente começou com palestras, com os treinamentos, depois as oficinas e com isso foi expandindo. Por exemplo, oficinas de rotina. Como montar uma rotina para aquela criança autista, porque muitas vezes a criança tem dificuldade de dormir. Então, assim, a cada encontro a gente ia vendo a necessidade de cada escola, a gente ia vendo a necessidade de cada família”, explica.