TIMÓTEO EM CHAMAS: A fumaça dos incêndios criminosos atormentam a vida de idosos, crianças e animais
TIMÓTEO – O município de Timóteo (MG) vive um drama desde o início do mês de agosto. A cidade permanece em chamas. A quem aposte que cerca de 500 hectares de vegetação já foram atingidos pelos incêndios criminosos. Primeiro foi a Regional Centro oeste, onde o fogo consumiu desde o bairro Ana Moura, até o bairro Alvorada, onde colocou em risco diversas moradias.
Agora, na tarde desde sábado (22) foi a vez da Regional Leste, nas proximidades do Parque Estadual do Rio Doce. Um incêndio de grandes proporções na vegetação rasteira e área de floresta era visto de todos os pontos da cidade. Visitantes que estavam ou chegavam na cidade para a festa do rodeio no Clube do Cavalo ficaram temerosos com a situação. No local o cheiro da fumaça era muito forte.
Até a tarde deste domingo ainda se via muita fumaça na região. O incêndio iniciado na parte baixa do bairro Alegre, por conta dos fortes ventos, atingiu também a vegetação rasteira e pontos de áreas de florestas.
Impacto 1
Na madrugada desta segunda-feira (23) o fogo virou para o bairro Primavera, nas proximidades do Tio Questor, de residências e uma creche. Por precaução, parte dos alunos da creche foram dispensados devido a fumaça, mas, os internos do Tio Questor ainda estão sofrendo com a situação. No local, um caminhão pipa foi colocado de prontidão para conter as chamas.
Impactos 2
Os incêndios florestais causam grandes impactos ambientais e para a saúde da população. Os casos são geralmente provocados por ação humana, e geram inúmeros problemas para as pessoas que vivem nas áreas próximas de onde o fogo age, além da soma de outros fatores climáticos, entre eles a fumaça presente, justamente devido ao tempo seco – sem chuva, baixa umidade do ar, altas temperaturas e velocidade do vento.
A fumaça provocada pelo incêndio na Regional Leste, assustou os moradores, e também os animais que fugiram do local. Esta manhã, moradores registraram macacos, quatis, cotias e várias aves, tentavam se refugiar próximo das casas. “Os bichos estão tentando achar um lugar seguro, dá pra perceber. Eu fiquei com muito medo porque o fogo chegou bem perto da minha casa. E os animais vão pra onde? Acabam ficando por perto, não tem o que fazer”, disse a moradora, Leidiane Lopes.
Como sempre, as causas do incêndio não foram confirmadas, e ninguém foi preso.
O que falta é o poder publico agir com mais eficiência, efetuar campanhas durante ao longo do ano, criar leis mais severas contra incendiários, abrir um canal de denúncias anonimas com recompensas para quem informar sobre esses atos ilícitos.
E o que gente está vendo são grupos extremistas, aqueles que perderam a eleição com a única intenção de promover o caos.
O município de Timóteo tem um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios que é modelo para todo o estado de Minas Gerais, entretanto a atual Administração Municipal não implementou as medidas recomendadas. Ao contrário, o governo Douglas utiliza dos recursos de ICMS Ecológico para pagar pela destinação do lixo doméstico para o aterro sanitário e não investe na formação de uma Brigada com equipamentos e material humano necessário.
Existe uma subnotificação dos proprietários de terras com cobertura vegetal para que façam os aceiros adequados. É precária a disponibilidade de veículos pipa para combate ao fogo, não temos uma aeronave mesmo Timóteo tendo dois terços do seu território ocupado pelas matas do Parque Estadual Rio Doce e pela Área de Proteção Ambiental Serra Timóteo – APAST.
O Plano foi elaborado em gestões anteriores e é muito bom, mas o governo não executa sua obrigação.
A educação ambiental não funciona e os órgão de segurança são ineficientes para prender incendiários. Lamentável.
Achei muito sensato a sua colocação e propostas sobre o tema, o que me causou espanto é que o senhor está num partido extremista de direita que justamente esta incendiando o Brasil para promover o quanto pior melhor.