Timóteo amplia horário para vacinação contra a Dengue e Paralisia Infantil nesta quarta-feira
TIMÓTEO – Nesta quarta-feira (26/04) a Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo realiza uma multivacinação em horário estendido, entre 17h e 20h30, em todas as unidades que possuem salas de vacina como nos bairros Ana Rita, Primavera, João XXIII, Alegre, Limoeiro, Macuco, Timotinho, Ana Moura, Novo Tempo e distrito de Cachoeira do Vale. A campanha é direcionada para vacinar contra a dengue, mas as vacinas contra a Poliomielite, Influenza e Covid também estarão disponíveis.
Com o objetivo de evitar perdas de estoque dos imunizantes, a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação contra a dengue para pessoas de 40 a 59 anos, em cumprimento da Nota Técnica Nº 118/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS, que trata da orientação de estratégia temporária de vacinação.
Desde fevereiro de 2024 a Secretaria de Saúde havia disponibilizado a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos, com ampla divulgação em mídias sociais, em todas as unidades de saúde, além de ter desenvolvido estratégias de vacinação como “Dia D” e horários estendidos. Entretanto, apesar desse esforço a procura foi reduzida. Sendo assim foi estabelecido a ampliação do público para até 59 anos.
Para receber a dose basta o morador apresentar um documento de identidade, CPF, Cartão de vacinas e não ter tido dengue nos últimos 6 meses.
Vacinação contra Paralisia Infantil em horário especial
A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizará a vacinação contra a Paralisia Infantil nesta quarta-feira, 26 de junho, das 17h às 20h30 em horário ampliado para o conforto da população. A Campanha é dirigida às crianças de 0 a 5 anos de idade.
A imunização acontecerá nas unidades de saúde do Ana Rita, Primavera, João XXIII, Alegre, Limoeiro, Macuco, Timotinho, Ana Moura, Novo Tempo, Cachoeira do Vale e no Centro de Saúde João Otávio no horário ampliado.
Além da vacinação contra Poliomielite estarão disponíveis as doses das vacinas contra a Dengue, a Influeza e a Bivalente. A intenção é atualizar o cartão de vacinas das crianças. Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.