Técnicos do Estado visitam Ipatinga para implementar projeto inovador na área de saúde
TIMÓTEO – Na última quinta-feira (9), Ipatinga recebeu a visita de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano para uma agenda de grande relevância. O objetivo foi conhecer a estrutura local e dar início à implementação do projeto SAE-AMPLIADO, que marca a abertura, no município, do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) virtual.
O CRIE é uma iniciativa inovadora para atender indivíduos portadores de quadros clínicos especiais, incluindo aqueles com contraindicação aos imunobiológicos disponíveis na rotina da rede pública, pessoas imunocompetentes e imunodeprimidos, além de outros grupos especiais.
Marco Antônio de Almeida Silva, gerente do projeto de descentralização dos CRIEs em Minas Gerais, expressou sua satisfação com a estrutura apresentada pelo município durante a visita. “Conhecemos o espaço físico onde funcionará o serviço e também alguns profissionais da equipe. O local apresenta uma ótima infraestrutura e ainda será ampliado para melhor acolher os pacientes especiais de toda a macrorregião do Vale do Aço. Acreditamos que o município tem um grande potencial para atender a população de maneira oportuna e eficiente”, elogiou.
Instalações
O CRIE virtual será disponibilizado no Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP), no Novo Centro, aproveitando a estrutura existente para atender o maior público possível. A estrutura facilitará o acesso dos usuários às vacinas, agilizando o processo de liberação e aplicação dos imunobiológicos.
Alta demanda
A escolha de Ipatinga como sede do CRIE virtual se justifica pela alta demanda mensal de imunobiológicos especiais na região, que equivale a aproximadamente 60% do volume de toda a regional. Essa demanda coloca o município como referência, beneficiando-se da estrutura e dos serviços prestados pelos profissionais da Rede de Frio Municipal (que garante a manutenção da qualidade dos imunobiológicos adquiridos pelo Ministério da Saúde).
O secretário de saúde do município, Walisson Medeiros, ressaltou o comprometimento da equipe de trabalho para o sucesso do projeto. “A equipe já está disponível para o treinamento que será oferecido pela SES-MG, e todo empenho necessário será feito para o funcionamento futuro do CRIE físico. Pacientes da rede pública ou privada que se enquadrarem nos critérios e indicações de uso dos imunobiológicos especiais passarão a receber essas vacinas no CRIE físico, futuramente, abrangendo mais de 50 indicações para o recebimento das vacinas contra hepatite A, varicela, pneumococo, entre outras”, explicou.