sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Sem fiscalização da prefeitura, Lei da presença de embalador nos supermercados está sendo burlada em Timóteo

TIMÓTEO – A lei municipal 2.584, em vigor desde agosto de 2005, que prevê a função de empacotador é praticamente inexistente para alguns supermercados de Timóteo. A falta de fiscalização para fazer cumprir o que está escrito é um caso sério na cidade. O turbilhão de leis votadas e sancionadas, as vezes nem são regulamentadas, para que a cidade não tenha a obrigação de aplicá-las e fiscalizá-las.

Nos supermercados são inúmeras as queixas de clientes sobre a falta de funcionários disponíveis para empacotar as compras. Visivelmente os supermercados estão explorando seus caixas, obrigando-os a embalar (as compras) quando o cliente reclama”, o que vem gerando problemas de saúde como lesões na coluna e dores musculares.

Além da redução de postos de trabalho, que não é percebida pela Prefeitura, a falta de cumprimento da lei implica ainda outras duas situações: a sobrecarga de trabalho dos caixas e o aumento de tempo nas filas, a que são submetidos os consumidores.

As redes de supermercados e estabelecimentos similares incidem em uma conduta que, a um só tempo, desrespeita o trabalhador e o consumidor, ao obrigar os caixas de supermercados a acumularem a função de empacotador. Os trabalhadores e consumidores clamam por uma ação conjunta entre prefeitura, câmara e sindicato da categoria na busca de uma solução para a conduta desrespeitosa dos empresários.

Em várias oportunidades, o próprio cliente assume o papel de embalador. Ao cortar custos deixando de lado a figura do embalador para aumentar as suas margens de lucros, os supermercados duplicam as tarefas do caixa e submetem o consumidor às conhecidas cenas constrangedoras das filas no caixa.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *