Fiscais da Prefeitura de Timóteo retiram morador da ponte no Centro Norte, sem a presença de assistente social
TIMÓTEO – Um homem que vivia debaixo de uma ponte sobre o canal do Ribeirão Timotinho, Centro Norte da cidade de Timóteo, há cerca de 10 anos, foi retirado do local nesta terça-feira (25), por uma equipe da Vigilância Patrimonial da Prefeitura de Timóteo. Os Fiscais do órgão com um grande aparato incluindo garis, com apoio da Polícia Militar, utilizaram de um caminhão e uma retroescavadeira para remover os pertences do morador. A operação se deu sem a presença de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O que chamou atenção durante a ação dos fiscais, foi a construção do Supermercado Coelho Diniz que ocupa uma grande faixa de terra do município a margem do Ribeirão, bem ao lado de onde foi retirado o morador em situação de rua. A ocupação (construção) se deu com a autorização da Câmara de Vereadores por meio de Lei, que aumentou a área de construção do supermercado em troca do serviço de remoção de uma rede pelo próprio supermercado. Este assunto foi questionado no Ministério Público de Minas Gerais por um grupo de vereadores que votaram contrário ao Projeto de Lei que aumentava a área do empreendimento.
Um servidor da prefeitura que acompanhava a operação perguntou a reportagem do JBN, se algum dia o município iria também desocupar a obra do supermercado construída em espaço público.
LEIA MAIS:
Timóteo está de costas para os ‘moradores em situação de rua”. Os grupos aumentam dia a dia
Sem resistência
Ao receber a notificação, o morador Alair Dimas, deixou o local sem nenhuma resistência. A Polícia Militar verificou que o cidadão é Timotense não possui antecedentes criminais, não faz uso de fumo e nem de bebida alcóolica. O morador está matriculado no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em andamento na Secretaria Municipal de Educação de Timóteo.
Dificuldade e opção
Conversando com a reportagem do JBN, o morador afirmou está na rua a cerca de 10 anos. Segundo ele, depois do falecimento da sua mãe, com a qual residia, tudo virou de cabeça para baixo. Muita coisa ruim aconteceu até chegar na condição de morador em situação de rua. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, morador de rua não é um marginal. Eu optei por morar aqui sozinho. Nunca quis companhia. Eu tenho filhos e netos, que não residem no Brasil. Não sou pedinte, trabalho todos os dias e sou bem relacionado com os comerciantes e comerciários aqui no Centro Norte. O que aconteceu aqui era esperado, porque mesmo nesta situação adversa, aceitei ao convite para representar a minoria nas eleições deste ano. Até então tudo estava correndo muito bem e de maneira invisível. Foi o meu post circular na rede social, a minha invisibilidade e o meu sossego acabou. Muita perseguição, relatou Alair Dimas, 60 anos, dizendo que não saber onde passará as próximas noites.
Politicagem baixa e barata, conheço o baiano, cara do bem, não faz mau a ninguém, do outro lado da ponte tem o morador, vai remover também? Na porta da igreja do Timirim tem um grupo vai remover também? E os que ficam atrás do banco mercantil? Ou só vão remover aqueles que são contrários ao partido do executivo atual?
Baiano eu não sabia que vc era candidato agora já tem um eleitor e um cabo eleitoral
O problema não foi resolvido! Para onde a prefeitura vai realocar o cidadão em condição de rua? Porque retirar do espaço público? Vai tirar tbm a construção do Coelho Diniz? Ficou muito FEIO para o prefeito Douglas e seu substituto. Que falta de respeito pegar os pertences do cidadão e jogar pelo chão a fora…. Nem na cadeia se faz desse jeito com os pertences dos presos!!!
A mesma sociedade que joga pedra na prefeitura por situações de ocupação ilegal. Vira o nariz para o cidadao de rua. A sociedade é hipocrita. Se tivesse na vizinhança deles iam ligar todos os dias para retirar. Outra coisa Assistente Social orientacao e acesso a politicas de direito, é trabalho de vinculo com o usuario, Assistencia Social não remove ninguem de lugar algum isso é função da fiscalização Municipal. O titulo da materia esta equivocado. Escrevam e divulgam sobre o que não conhecem.
Lamentavel este jornalismo
Boa noite.
Obrigado pelo seu comentário. O jornalismo apenas narra os fatos e os acontecimentos. O JBN não inventou que um cidadão Timotense morador em situação de rua permaneceu invisível durante 10 anos sem que o poder público o direcionasse a uma política habitacional. O seu comentário é altamente preconceituoso. Lamentável que uma pessoa com a sua articulação tentar nivelar por baixo uma situação de extrema pobreza.
Lamentável o seu comnentário infeliz e preconceituoso.
Paulo César Reis – Jornalista/Editor do JBN
Difícil é explicar porque remover só este, e os demais?
Perto do banco mercantil o cheiro de amônia é de irritar o nariz… Parece até a reedição do famoso sistema de coleta de amônia, promovido pelo famoso Imperador Adriano, nas praças de Roma(para lavagem de roupas- a seco ).
E o lixo nos bairros,…,…….
E a regularização fundiária??? Estamos aguardando a bendita regularização desde 2012… … …
A regularização fundiária foi prometida pela PREFEITURA Municipal de Timóteo no segundo semestre do ano de 2011 e divulgou um cronograma no início de 2012 em revista TIMÓTEO -meio século, editada em março de 2012.
Até hoje estamos dependendo da Prefeitura, depois de contratar uma empresa de Serviços de Advocacia
Políticos , bando de pessoas sem escrúpulos , foi o cidadão se posicionar contra essa raça , que atacaram com todas as armas , espero que cumpram a lei e retirem também o coelho Diniz do espaço municipal , ou eles só tem coragem de mexer com o povo mais fraco , pau que dá em Chico tem que dar em Francisco.
Vamos entender, existe uma área ambiental às margens dos córregos de no mínimo de 15 metros de distância das margens, agora o supermercado amarelo tá qual distância.
Bem dizem que o invasor, que estava ocupando área pública, realmente tem que ser retirado.
A pergunta, será feito a retirada de todo mundo que ocupa o Fundo de Vale, área de propriedade pública, que foi motivo de negociação entre APERAM e a prefeitura de Timóteo.
Basta você olhar e observar a região Norte, temos vários bairros Alvorada Timotinho, Ana Moura, Serenata, Garapa, Olaria, Novo Horizonte todos os bairros que tem vínculo com fundo de Vale, a pergunta é a prefeitura está preocupada em preservar essas áreas que serão no futuro usados para implantação das vias de ligação, as vias arteriais do município ou simplesmente está preocupada com a especulação imobiliária e os grandes empresários, haja visto que o supermercado amarelo impediu uma das principais alça de ligação entre o fundo de vale e o Centro Norte?????
Boa noite sou nascido em governador Valadares mas hoje eu moro em Ipatinga a prefeitura de Timóteo mais os órgãos competentes eles têm que tomar vergonha na cara deles e procurar acabar com a criminalidade que se estende cada vez mais com os tráfico e roubos que anda acontecendo no município não ficar levando polícia para tirar morador de rua debaixo de ponte a obrigação da prefeitura de Timóteo e os órgãos competente é tirar o morador de rua dar um assistente social um lugar para recolher para que ele possa ter o que comer o que beber e um teto para esconder do sol e da chuva não é fazer esse mal que eles andam fazendo o que isso aí é a falta de responsabilidade e de caráter do Estado principalmente fica ocupando o tempo da polícia para fazer gracinha tirar os morador de rua enquanto isso tá tendo muito tráfico muito roubo e muita morte muito estrupo por causa de quê porque a prefeitura preocupa em tirar os moradores de rua em vez de dar assistente social para eles mesmo serve para cidade de Ipatinga o que o governo tirou os morador de rua e tampou as pontes mas assistente social para eles não dãofico revoltado com uma coisa dessa por isso que o Brasil não vai para frente por causa desses governos interesseiro que gostam de se aparecer de vez de procurar ajudar esse público que está a dificuldade não essa é minha resposta tá aí pode publicar coloca meu nome e meu e-mail tô nem aí para o governo por obrigação do governo é acolher esse povo tirar do sofrimento que eles passam não é fazer o que eles estão fazendo e é obrigação da polícia é correr atrás de b****** né ficar perturbando morador de rua não boa noite e que Deus abençoe a todo mundo
Boa noite vou dar mais um comentário cadê o cras para socorrer esse povo que mora na rua que tá passando por dificuldade e eu também já fui morador de rua sei como é as coisas sem comer esse povo sofre pois eu também já passei por tudo isso nunca tive ajuda da prefeitura nem de ninguém se não fosse por um parente hoje estaria na rua a obrigação da polícia é tá correndo atrás de b****** assassino que anda fazendo as coisas má roubando dos outros tá ficando levando as crianças de hoje em dia o caminho que não agrada o pai nem a mãe não é correndo atrás de morador de rua com spray de pimenta para se aparecer não a obrigação dele é cumprir com obrigação com o povo pede é acabar com a criminalidade e a obrigação da prefeitura é acolher os morador de rua tirar da rua dá um lugar para esconder do sol e da chuva o que comer e que beber e um medicamento é acolher da casa para eles morar eles não dá quando acha um lugar para esconder do Sol da chuva tem um lugar para poder descansar o resto de vida que tem que que eles faz chegam com orgulho ganância interesse se achando que é melhor do que todo mundo e se esquece que do mesmo jeito que um rico desse para sepultura eles também vão descer um dia eles têm que preocupar é com o bem-estado das pessoas que mora na rua e com a população de bem que tem seus imóveis quem tem casa para morar e procurar acabar com a criminalidade com tráfico com roubo com assassinato e e****** e mais outras coisas que andam acontecendo não é ficar fazendo e praticando esses atos não isso aí não concordo e é errado quanto está tá tirando os morador de rua debaixo das ponte a criminalidade só ciumenta mas roubo tem mais tráfico tem mas assassinato tem boa noite que Deus abençoa todo mundo