Projetos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão realizados em 368 municípios mineiros
REDAÇÃO – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (7/3), que Minas Gerais vai receber 647 projetos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os empreendimentos serão realizados em 368 municípios mineiros, compreendendo 13 modalidades nos eixos Saúde, Educação, Infraestrutura Social e Inclusiva.
Segundo o governo federal, Minas teve participação ativa no Novo PAC e se inscreveu em todas as modalidades. A estimativa do Palácio do Planalto é que o programa beneficie 16,2 milhões de mineiros, cerca de 79% da população do estado, melhorando o acesso a serviços de saúde, educação, cultura e esporte.
Em pleno ano eleitoral, quando milhões de mineiros vão às urnas para escolher seus vereadores e prefeitos, o eixo que mais vai receber obras no Estado é o da Saúde, com 324 equipamentos selecionados no programa. A principal modalidade são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 223 postos a serem instalados em 202 municípios.
A segunda maior demanda de Minas nesta leva de empreendimentos selecionados é do Ministério da Educação. O Estado deve receber 155 veículos de transporte escolar em 155 cidades. Na mesma pasta está previsto a construção de 93 creches e escolas de educação infantil, em 93 cidades.
“Quem tinha melhor relação com o presidente conseguia recursos para seu estado. Agora, com o PAC Seleções, estamos fazendo diferente. Ouvindo os governadores e prefeitos para saber as obras que impactam a vida das pessoas sem distinção de filiação partidária. O importante é vocês terem clareza de que ninguém ficará de fora”, disse o petista.
No final de novembro, o governo havia anunciado que Minas foi o estado do Sudeste que mais enviou propostas para o PAC Seleções, com 4.253 pedidos de investimento no programa. De acordo com o Planalto, o programa visa atender projetos prioritários apontados pelas gestões municipais e estaduais em áreas essenciais.
As obras anunciadas hoje representam 15% das demandas enviadas pelas prefeituras mineiras, mas no momento compreende apenas três eixos e quatro ministérios. Os eixos “Cidades sustentáveis e resilientes” e “Água para todos” ainda terão as obras anunciadas pelo presidente.
TIMÓTEO
Ao todo, serão investidos em Timóteo R$ 7 milhões em obras para construção de Unidade Básica de Saúde UBS/Porte II no bairro Ana Moura, Centro de Atenção Psicossocial CAPS I e Creche/ Escola de educação Infantil.
Para o vereador Vinicius Bim (PT), “o programa PAC Seleções demonstra a disposição do governo Lula em estabelecer relação de cooperação com os municípios, Timóteo volta a receber importantes investimentos. A parceria com a Deputada Macaé Evaristo e com a Gleide Andrade torna realidade um sonho antigo da comunidade do bairro Ana Moura, além de melhores instalações e dignidade para os usuários e para a equipe multidisciplinar do CAPS e uma creche de educação infantil, demandas muito aguardados por nossa cidade. Serão mais de R$ 7 milhões em saúde e educação”.