Projeto Impulso Rio Doce estende o prazo de inscrições até 10 de julho
REDAÇÃO – O projeto Impulso Rio Doce prorroga o período de inscrições, com data ampliada até o dia 10 de julho. A ação tem foco na renovação digital de empreendimentos em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Podem se inscrever gratuitamente no site impulsoriodoce.com.br microempreendedores individuais (MEI) e representantes de microempresas dos segmentos de comércio e serviços, de base tradicional, social, tecnológica e coletiva.
O segundo ciclo do Impulso Rio Doce projeta capacitar até 240 empresas entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Na primeira etapa, a consultoria irá definir estratégias de transformação digital sob medida para cada empreendimento selecionado. Já na segunda fase, irá filtrar 120 desses negócios para receber aportes financeiros de até R$ 10 mil, destinados à implementação de soluções digitais, como softwares de gestão, plataformas de comércio eletrônico e ferramentas de marketing digital.
Todas as empresas ainda vão receber atendimento personalizado e presencial, em ambas as etapas, buscando amplificar os rendimentos conquistados com as estratégias digitais implantadas. O projeto também inclui capacitações e treinamentos coletivos.
“O Impulso Rio Doce entende a tecnologia como elemento fundamental para um negócio ser bem-sucedido. Ao fornecer aos empreendedores as ferramentas e recursos necessários para se adaptarem ao mundo digital, ele abre um leque de oportunidades para o crescimento e a prosperidade dos negócios locais, buscando maior competitividade, lucratividade, expansão para novos mercados e geração de impactos positivos em sua região”, destaca Ana Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova.
O segundo ciclo do Impulso Rio Doce está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria e inovação Neo Ventures.
Sobre o Impulso Rio Doce
O projeto Impulso Rio Doce foi lançado em 2021, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), focado em alavancar o crescimento de empresas já estabelecidas e estimular o surgimento de novas ideias empreendedoras. A primeira edição, com duração de seis meses, foi concluída em maio de 2022, tendo como resultado 780 negócios habilitados e acelerados em 40 cidades da bacia do Rio Doce.
Uma das características marcantes do primeiro ciclo foi a oferta de capacitação personalizada, adaptada às necessidades específicas de cada empreendimento, desde startups até empresas consolidadas. Os participantes receberam consultorias individuais, mentorias especializadas e treinamentos coletivos, além de serem equipados com ferramentas para aperfeiçoar seus modelos de negócio, aumentar sua competitividade e gerar mais renda para a comunidade.
Das 2.313 empresas inscritas, 1.119 foram selecionadas para participar do programa de aceleração, com 70% de índice de conclusão da jornada. Cerca de 90% dos empreendedores participantes afirmaram sentir evolução e avanço da maturidade em seus negócios.
Inscrições gratuitas até 10 de julho de 2024: impulsoriodoce.com.br
Fundação Renova
A Fundação Renova foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.