Prefeito eleito, Capitão Vitor, visita pela primeira vez o prefeito Douglas Willkys
TIMÓTEO – A tarde desta quinta-feira (7) registrou o primeiro encontro entre o Prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e o prefeito eleito para o mandato 2025 a 2028, Capitão Vitor Prado. O encontro realizado no gabinete da Prefeitura durou cerca de duas horas e serviu para esclarecer algumas dúvidas do futuro chefe do Executivo municipal. A pauta principal da conversa, foi o futuro do Hospital e Maternidade de Timóteo, com chamamento público para a definição da futura mantenedora. O chamamento está previsto com a sessão de licitação agendada para 21 de janeiro e 2025.
A transição entre as equipes está amparada pelo Decreto 6.401/2024, que regulamenta os procedimentos para a transferência de governo do Município para o próximo mandato. Ficou estabelecido um fluxo oficial para a troca de informações entre os respectivas grupos, o que já vem ocorrendo de forma sistemática e ordenada. Nos últimos dias foram realizadas reuniões temáticas relativas à atuação das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Obras.
No encontro de ontem, o futuro Prefeito apresentou questionamentos acerca de assuntos administrativos como a convocação dos aprovados em concurso público, aditamentos de contratos, concessão do Hospital e Maternidade de Timóteo e situação de contratos com concessionárias de serviço público de transporte e de água e esgoto, Saritur e Copasa, respectivamente.
Nesse sentido, o Prefeito Douglas esclareceu as questões apontadas explicando que no caso do concurso público, por exemplo, as convocações atendem à demanda de preenchimento de vagas de servidores que se aposentaram, pediram exoneração, e de outros aprovados em concursos diversos que solicitaram desligamento após serem convocados. Douglas lembrou que o concurso atendeu a uma demanda judicial para corrigir distorções de contratações irregulares nas gestões anteriores à atual.
Em relação ao aditamento de contratos, Douglas explicou que os convênios que possuem vencimentos ainda em 2024 estão sendo prorrogados por se tratar de contratos com entidades e instituições que prestam serviços essenciais como creches e obras importantes que estão em andamento, entre outros.
HMT
Em relação ao Hospital e Maternidade de Timóteo, o chamamento público para a definição da futura mantenedora está com a sessão de licitação agendada para 21 de janeiro e 2025. O contrato com o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que vem gerindo a unidade hospitalar, se encerra no mês de abril do próximo ano, de forma que existe uma janela temporal para o futuro governo decidir o que pretende fazer com a gestão desse importante equipamento de saúde do Município. Toda a documentação referente a esse processo já está de posse da comissão de transição do futuro governo municipal.
Quanto às concessões dos serviços de transporte público e de abastecimento de água e esgotamento sanitário, os contratos celebrados em administrações anteriores se encontram ainda na metade do prazo estipulado e o novo governo, que assume a partir de 1º de janeiro de 2025, terá total autonomia para fazer os ajustes que julgar necessários.
Sobre essa primeira reunião, o prefeito Douglas Willkys fez questão de ressaltar que a transição, desde as primeiras reuniões entre as equipes, está ocorrendo num clima de total tranquilidade e profissionalismo para o bem do próprio município e da população, mantendo a postura republicana que sempre orientou a sua gestão.