quinta-feira, novembro 21, 2024
DestaquesPolícia

Polícia Civil lança cartilha e leva informação de prevenção e combate às drogas

REDAÇÃO – Na Semana Estadual de Prevenção às Drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de lançar uma cartilha sobre o tema. Com o slogan “O único controle que qualquer pessoa tem sobre a droga é o de não experimentá-la”, a campanha visa conscientizar sobre os problemas que o uso de drogas ilícitas representam para a sociedade, especialmente, aos jovens, sensibilizando esse público e oferecendo material de suporte a pais e professores.

O conteúdo da cartilha da PCMG foi apresentado em palestra realizada na Escola Estadual Bernardo Monteiro, localizada no bairro Calafate, em Belo Horizonte, na terça-feira (25/6). Na oportunidade, o investigador Rodrigo Pascoal Ulhoa Cintra e a escrivã Débora Cristina Barros Pinto de Oliveira, lotados no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), explicaram aos alunos de dez turmas sobre a ação das drogas no organismo e fizeram abordagens de prevenção.

A palestrante Débora Cristina informa que a mobilização de crianças e adolescentes vai além de informações sobre os dados das drogas à saúde física e mental. “Nossos programas também oferecem suporte emocional e estratégias para resistir à pressão dos pares e tomar decisões que não vão prejudicar nem seu desenvolvimento, nem seu papel na sociedade. Sobretudo, as palestras contribuem para a redução da criminalidade relacionada ao tráfico de drogas”, observa.

Envolvido na programação da Semana Estadual na Escola Bernardo Monteiro, o professor de Matemática Joubert Bastos ressalta a relevância de tratar o assunto com os estudantes.  “Foi de suma importância para eles poderem entender a importância desse combate e do caminho certo a seguir”, pontua.

Integração

A campanha da Polícia Civil visa, ainda, mobilizar o apoio e inspirar pais, professores e população em geral a atuarem de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. “A cartilha da PCMG tem como principal objetivo a instrução e orientação, no intuito de promover o conhecimento, além de favorecer ações que promovam os fatores de proteção, especialmente do jovem, fortalecendo a concepção de uma vida saudável e longe das drogas”, reforça o investigador Rodrigo Pascoal.

Nesse sentido, no Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6), a PCMG em Abaeté, região Centro-Oeste de Minas, participou de evento organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, que reuniu policiais militares, além de crianças, jovens e adultos atendidos pelo órgão. Na ocasião, o investigador Renato Aparecido de Castro ministrou uma palestra sobre os perigos das drogas ilícitas, destacando, principalmente, a prevenção por meio da conscientização.

Ao final do encontro, os participantes receberam exemplares impressos da cartilha institucional da PCMG, que está disponível neste link.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *