Onde estão os 53 táxis credenciados pela Prefeitura de Timóteo? Onde está a fiscalização deste serviço?
TIMÓTEO – Por sugestão de pauta dos leitores do JBN, na última semana realizamos uma averiguação nos pontos de táxis da cidade de Timóteo, localizados no Centro Norte da cidade. A reclamação dos leitores está fundamentada na falta de veículos nos pontos credenciados pela prefeitura.
A reclamação dos leitores foi constatada pela reportagem do JBN. De segunda a sexta-feira, nos seis pontos credenciados, observamos a fidelidade de apenas 16 veículos. Na segunda-feira, dia 6 de maio, por volta das 11h40, não havia nenhum veículo nos pontos. A mesma constatação fizemos na terça, quarta, quinta e sexta-feira. Somente na quarta e sexta-feira registramos a presença de cinco veículos nas paradas, no mesmo horário.
Diante da falta de veículos credenciados para táxis nas paradas sinalizadas, solicitamos da Prefeitura de Timóteo, através de um pedido de nota, via e-mail, procedimento de praxe, o número de taxistas credenciados pelo município e como se dá a distribuição dos mesmos nos pontos. A Prefeitura de Timóteo não se dignou a responder o solicitado.
Mesmo com a negativa da Prefeitura, o JBN conseguiu através de fontes ligadas ao governo municipal, que em 2023, 53 permissionários para o serviço de táxi foram credenciados e vistoriados.
Sendo assim, em uma semana de averiguação, se apenas 16 veículos | os mesmos de todos os dias | estavam nas paradas indicadas, onde estarão os outros 37 veículos? Onde está a fiscalização deste serviço pelo município? Será que o município está “passando pano” para protegidos com a placa vermelha dentro das garagens?
Vale ressaltar que o credenciamento dos taxistas junto à prefeitura garante um desconto considerável ao permissionário no momento da compra de um novo veículo. Além disso, o taxista tem a isenção do pagamento do IPVA e facilidades para o pagamento do INSS.
Sou táxi de Timóteo, se o jornalista desta matéria passar na porta do supermercado coelho Diniz de Timóteo você verá mais clandestinos parado ali do que táxi em Timóteo e por isso que muitos taxista prefere ficar em casa, muitos taxista já vendeu o carro e continua registrado na prefeitura como táxi. Agora sobre os clandestinos nem prefeitura nem polícia não tá nem aí pra está situação. O secretária Sérgio Martins diz que isso e um problema da polícia já a polícia fala que isso e um problema da prefeitura.
Carros que não são táxi estaciona nos ponto de taxi e os guarda municipal passa perto e não toma providência. Os táxi de Timóteo paga quase 700 reais por ano de taxa de vistoria e impostos, nenhuma cidade do vale do aço paga um valor tão alto assim
Concordo com os amigos taxistas as prefeituras não dão nenhum apoio a classe seja para resolver simples problemas de fiscalização de clandestinos as prefeituras se quer pensaram em criar aplicativo local para classe será que ele por acaso pegaria táxi acho que não pois vivemos um país modinha fazem o que outros fazem muitas vezes o preço do táxi está o mesmo preço ou mais em conta do que o aplicativo mais o automático do cidadão e ir chamar o aplicativo com isso o cara que fica no táxi acaba ficando em casa esperando o cliente que e fiel a ele ligar.
Sem falar que falta estacionamento, e os locais vazios,se vc parar,vc e multado.