sábado, outubro 5, 2024
CidadesDestaques

Lei Municipal que proíbe fogos de artifícios em Timóteo, não está sendo cumprida

Foto ilustrativa

TIMÓTEO – A Lei Municipal 3.862, de 28 de junho de 2022, que “proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios com estampido, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso” no município de Timóteo (MG), não está sendo cumprida e muito menos fiscalizada pelo município.

Os fogos de artifício com explosões ruidosas são responsáveis também por causarem uma excessiva perturbação aos idosos, crianças, animais, autistas e tantos outros, continuam sendo utilizados sem nenhuma proibição em eventos de grande porte na cidade. A prefeitura que oferta a licença para os eventos, não alerta para a existência da lei em vigor. E a Câmara Municipal que faz as leis, não cobra a sua execução por parte da prefeitura.

O texto da lei foi discutido em audiência pública com a participação da comunidade, de instituições de saúde e assistência, entidades protetoras de animais, e pais de pessoas com espectro autista.

Compartilhe em suas redes sociais

Um comentário sobre “Lei Municipal que proíbe fogos de artifícios em Timóteo, não está sendo cumprida

  • Sou Sidney Reis, psicólogo comportamental, e entendo profundamente como fogos de artifício tal como outros estímulos estressores podem incomodar tanto crianças com autismo quanto nossos queridos pets. No entanto, acredito que, ao invés de proibir ou evitarmos completamente esses estímulos, podemos usar essas experiências como oportunidades de crescimento.
    A exposição a estímulos como os fogos de artifício pode, através de técnicas de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), ajudar nossas crianças a se adaptarem melhor à nossa cultura e aos desafios do dia a dia. Não é psicologicamente saudável remover todos os estímulos estressores, pois enfrentá-los de maneira segura e gradual pode promover resiliência e adaptação.
    Com carinho e paciência, podemos ajudar nossas crianças a desenvolverem habilidades para lidar com essas situações, fortalecendo assim seu bem-estar emocional e psicológico.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *