Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
REDAÇÃO – O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), já se preparou para enfrentar o período de maior volume de chuvas que ocorre entre os meses de novembro e março.
As principais rodovias estaduais passíveis de ocorrências já foram mapeadas e o órgão adota providências junto às 40 unidades regionais para evitar a interrupção de tráfego com ações preventivas.
Para isso, o DER-MG aposta no novo modelo de contrato de conservação e manutenção que passou a vigorar neste ano e que tem por objetivo aumentar a qualidade dos serviços de rotina nas rodovias estaduais.
Os investimentos foram ampliados de R$ 203 milhões, em 2020, para R$ 500 milhões, em 2024. A projeção para 2025 é ainda melhor, com o aporte de R$ 620 milhões.
O ponto chave desse novo modelo é garantir que pequenos problemas nas rodovias não evoluam para situações mais complexas.
“O esforço empreendido pelo Governo de Minas no sentido de melhorar a infraestrutura rodoviária do estado já teve efeito no período de chuvas anterior, entre 2023 e 2024, com redução de 65% em problemas e queda de 60% das reclamações enviadas pelo usuário à Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG). Neste ano, com os novos contratos em vigor, os resultados serão ainda melhores”, aposta o diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso.
De acordo com o diretor, o DER-MG está preparado para executar a obras no menor espaço de tempo possível.
“Nos períodos chuvosos, há equipes de prontidão em todas as regiões de Minas para atuar forma rápida para implantar sinalização preventiva, desvios e desobstruir pistas. A orientação é chegar ao ponto da ocorrência em até quatro horas e sinalizar o local. Além disso, o fato é cadastrado para dar visibilidade ao usuário, por meio de aplicativos e plataformas de geoprocessamentos. Cerca de 90% dos casos são resolvidos em até 48 horas”, explica.
Um bom exemplo de resposta rápida ocorreu há duas semanas. As equipes do DER-MG entraram em ação no km 50 da MG-123, entre Alvinópolis e Dom Silvério, onde houve interdição total da rodovia devido às fortes chuvas que provocaram um rompimento de bueiro. Por lá, os trabalhos estão em andamento com a montagem de uma nova instalação.
Historicamente, as regiões mais afetadas por desastres naturais devido ao período chuvoso são Zona da Mata, Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Leste.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Antônio Luiz da Silva Júnior, percebe as melhorias na malha viária e a queda nas ocorrências nos últimos anos. Na avaliação dele, o aporte de recursos do Governo de Minas, destinados à infraestrutura rodoviária teve impacto positivo para o setor.
“A partir de 2022 a melhora já foi sensível. Em 2023/2024 a redução foi ainda maior, com queda de mais de 60% das ocorrências, conforme a gente vem acompanhado pelo nosso programa Ir e Vir Seguro, que ajuda a monitorar a malha rodoviária de Minas”, explica.
Parceria Waze
Neste ano, o DER-MG fez uma parceria inédita com o Waze que permite que o órgão disponibilize no aplicativo informações sobre a situação de momento das rodovias estaduais.
Assim, obras de manutenção ou intervenções que alterem o tráfego são informadas aos usuários por meio de alertas gerados pelo próprio DER-MG.
Além da parceria com o Waze, em abril, o DER-MG lançou um sistema de mapeamento e monitoramento de ocorrências nas rodovias, disponível para consulta 24 horas por dia.
Com esse mapa, os motoristas podem saber com antecedência não só os locais com meia pista e pontos de interrupção, mas também os detalhes dos incidentes e a previsão de conclusão dos reparos.
“O DER-MG está vivendo um ano de transformação digital e, em 2024, adotamos diversas plataformas tecnológicas de geoprocessamentos que contribuem tanto para nossa gestão quanto para a qualidade de vida dos usuários das rodovias do estado”, ressalta o assessor-chefe de Gestão Estratégica da autarquia, Rodrigo Colares.