Governo de Ipatinga climatiza e adquire novos equipamentos para unidades da Assistência Social
IPATINGA – Trabalhar com mais conforto e garantir um ambiente agradável aos usuários. A instalação de aparellhos de ar-condicionado nas diversas unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai propiciar esses ganhos não só ao público em geral, mas, também, aos servidores.
O trabalho de instalação começou na quinta-feira (18), pelo CRAS V (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na avenida Gerasa, no bairro Bethânia. Nesta sexta-feira (19), foi a vez do CRAS III, situado na rua Angélica, no bairro Bom Jardim, receber a visita dos profissionais que estão instalando os equipamentos.
O prefeito Gustavo Nunes fez questão de acompanhar pessoalmente a instalação de alguns dos equipamentos, e estava acompanhado do pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Ipatinga, Fernando Castro, que representou o deputado Federal Stefano Aguiar. O parlamentar é o responsável pelo envio do recurso de meio milhão de reais que garantiu a compra dos equipamentos.
Em sua fala, o chefe do Executivo ressaltou a contribuição direta desses bens para os servidores da Assistência Social e que vão refletir diretamente na prestação de serviço ao cidadão. “Esta conquista – assinalou – representa um passo significativo em nossa busca por oferecer serviços de qualidade e conforto para todos os cidadãos e servidores. A climatização dos ambientes da Assistência Social é uma medida essencial para garantir o bem-estar daqueles que buscam suporte e assistência em momentos de vulnerabilidade. Um ambiente confortável e acolhedor, sem dúvida alguma, contribui para a humanização do atendimento. Com esses novos aparelhos de ar-condicionado reafirmamos nosso compromisso com o cuidado e o respeito aos cidadãos ipatinguenses”.
Ao todo, foram adquiridos 37 aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados nas seguintes unidades: CRAS I (Veneza II), CRAS II, CRAS III (Bom Jardim), CRAS IV (Limoeiro) e CRAS V (Bethânia). Além dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), também estão previstos equipamentos para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e para sede do CadÚnico.
“Este era um pedido de nossos servidores e ficamos muitos satisfeitos em hoje poder dar início a essa entrega tão relevante e necessária. Levamos ao conhecimento do prefeito a nessecidade de climatizar os equipamentos e ele logo encampou a iniciativa. Tenho certeza de que ganham os servidores e também os usuários”, reforçou a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu.
Alcance
Para que se tenha uma ideia do alcance e da relevância da medida, segundo dados da Assistência Social, 89 servidores compõem a equipe dos cinco CRAS, do CREAS e do Centro POP. Nesses mesmos equipamentos são realizados cerca de 2 mil atendimentos mensais, em média.
Mais equipamentos
Além dos aparelhos de ar-condicionado, uma variedade de itens foi adquirida, como cadeiras fixas, caixas acústicas, carros funcionais de limpeza, escadas, projetores, monitores para computador, notebook, gaveteiros, cadeiras longarinas, mesas de escritório e mesas para computador, entre outros.
Recursos
A aquisição dos bens permanentes para os CRAS e CREAS foi possível graças a recursos de emenda parlamentar encaminhada para o município pelo deputado Federal Stefano Aguiar, no valor de meio mihão de reais. Emendas Impositivas Municipais garantiram a compra de equipamentos para o gabinete da SMAS e Conselhos.
Já o Centro Pop teve os bens adquiridos com recursos provenientes de convênio com o Estado, por meio do Programa Rede Cuidar (que visa aprimorar a rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e oferta serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no âmbito da política de assistência social através de incentivo financeiro e apoio técnico). Toda estruturação chega a um investimento de R$ 1 milhão.