Fundação Renova anuncia que o Vale do Aço tem quatro novas obras de saneamento iniciadas
REDAÇÃO – Quatro novas obras de saneamento foram iniciadas no Vale do Aço, nos municípios de Caratinga, Naque e Periquito. As intervenções englobam as medidas compensatórias pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com destinação de recursos para a melhoria da água da bacia do rio Doce. Até fevereiro de 2024, R$ 122 milhões haviam sido repassados para 39 municípios e 2 consórcios de Minas Gerais e do Espírito Santo, de um total de R$ 760 milhões disponibilizados.
O município de Naque, a 65 quilômetros de Governador Valadares, deu início a duas novas obras. Uma delas é a construção de novo sistema de esgotamento sanitário, que terá capacidade para tratar adequadamente 18,38 litros de esgoto por segundo. O sistema prevê a implantação de 1,3 quilômetro de redes coletoras de esgoto e estação de tratamento (ETE), que contará com unidades de reator UASB, filtro biológico, decantador secundário e leito de secagem.
“Naque também vai receber um novo galpão de triagem de materiais recicláveis, para realizar a separação adequada dos resíduos”, informa Cynthia Franco de Andrade, especialista em Saneamento Ambiental da Fundação Renova e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Já o município de Periquito, a 50 quilômetros de Governador Valadares, iniciou a reforma e a ampliação da usina de triagem e compostagem (UTC). Depois de concluído, o sistema terá capacidade para realizar a triagem de 5,33 toneladas ao dia.
Por fim, em Caratinga, a 120 quilômetros de Governador Valadares, a obra consiste na construção de uma nova plataforma no aterro sanitário, além da implementação de estruturas de drenagem pluvial, drenagem de percolados e gases e outros serviços complementares.
Obras finalizadas e em andamento
As intervenções iniciadas em 2024 integram outras ações de saneamento no Vale do Aço. Até o momento, estão concluídas três estruturas de esgotamento sanitário e destinação de resíduos sólidos na região, nos municípios de Ipatinga, Marliéria e São José do Goiabal. Também há construções em andamento em outras cidades da região: Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Córrego Novo, Governador Valadares, Ipaba e Ipatinga (duas obras).
Fundação Renova
A Fundação Renova foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.