Em Timóteo, coletores de lixo trabalham com chuva sem proteção
TIMÓTEO – O registro fotográfico do repórter JBN mostra os coletores de lixo doméstico da cidade de Timóteo trabalhando na chuva sem usar a capa necessária para se proteger. As imagens foram registradas na tarde dessa quarta-feira (03), no bairro Eldorado.
Da janela de um apartamento, um morador presenciou as cenas e ficou indignado com a situação. O morador contou que não é a primeira vez que ele observa tal situação. Segundo ele, “os coletores passam com a roupa toda molhada, as botas encharcadas. Muitas vezes a gente percebe que eles estão tremendos de frio”, descreveu o morador, que se manifestou indignado com a condição dos servidores.
A obrigação de fiscalizar o uso de equipamentos de segurança é do empregador – no caso, a Empresa RG. Por outro lado, o gari que não usa os EPIs pode ser demitido por justa causa. A Empresa tem culpa se não fiscalizar o uso. Pode ser responsabilizada também, disse um técnico de segurança do trabalho entrevistado pela reportagem.
Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés, capas de chuva e protetores de ouvido.
A redação do JBN não conseguiu estabelecer contato com a empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo em Timóteo. O Espaço fica aberto para que a empresa possa se posicionar sobre o assunto.
Eles são guerreiros, teriam que ganha um salário digno.
Ontem me deparei com essa situação e fiquei indignado, os coletores de lixo trabalhando de baixo de uma chuva forte sem uma proteção nem uma água nem um café pra tomar
Isso é uma falta de respeito da empresa com os funcionários e se eles adoecem e leva atestado com certeza vão mandar eles embora
Eu vi esta sena garis todo molhados fiquei indignada partiu meu coração pensei se tivesse como ajudar ajudaria são guerreiros merecem mais respeito um salário justo