Em Ipatinga, evento reforça a importância do cuidado com a saúde de homens e mulheres
IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Assistência Social (SMAS), realizou na manhã desta quinta-feira (31) um evento que encerrou as atividades do Outubro Rosa e marcou o início das ações do Novembro Azul. A programação aconteceu na quadra ao lado da UBS do Veneza II e atraiu dezenas de homens e mulheres da cidade dispostos a aprender mais sobre os cânceres de mama e próstata.
Entre os presentes, relatos positivos vieram de quem já está fazendo sua parte, procurando manter uma vida saudável e realizando exames preventivos. A dona de casa Maria do Carmo Gonçalves Sousa comentou: “Eu gosto de fazer os exames todo ano. É uma preocupação que eu tenho, pois a idade vai chegando e há muitos casos de câncer por aí”. Para ela, o evento “foi muito bom e importante para chamar a atenção das mulheres que não estão se preocupando com a saúde”.
Adelino Gonçalves Neto, que enfrentou o diagnóstico de câncer de próstata, também deixou seu recado aos homens: “Iniciei o tratamento, fiz 28 radioterapias e tomei duas injeções. Graças a Deus, me considero curado. A prevenção é muito importante nesse sentido”, reforçou.
Alerta aos homens
A médica Tatiana Granato, especialista em Medicina de Família e Comunidade, dirigiu-se especialmente ao público masculino e trouxe dados que ressaltam a necessidade de os homens cuidarem mais de sua saúde: “Estudos mostram que as mulheres consultam 30% mais do que os homens, buscando serviços de saúde por questões de prevenção ou aos primeiros sinais de doenças. Já os homens tendem a negligenciar e deixar para depois, buscando atendimento em fases mais críticas, geralmente na urgência ou emergência. Isso reflete no fato de que os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres”, detalhou a médica.
Estratégia
A ideia de realizar um evento unindo as duas campanhas foi criada para que esposas e filhas convidassem seus parceiros e pais para essa manhã de conhecimento. A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Ana Caroline Marques, explica: “Pensamos em unir os eventos devido à baixa participação dos homens na prevenção da saúde. Precisamos trabalhar os dois públicos juntos. O objetivo é trazer informações relevantes tanto para o público masculino quanto para o feminino, incentivando a busca por atendimento nas unidades de saúde antes que a doença esteja em estado avançado”.
Diagnóstico precoce
O médico Matheus Correa, do Programa Saúde da Família (PSF) da UBS Veneza, que também palestrou no evento, falou sobre a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. “Quando conseguimos fazer o estadiamento (avaliar o grau de disseminação) em um estágio mais inicial o tratamento terá muito mais sucesso, dependendo do tipo de câncer. Por isso, essas ações são fundamentais para conseguirmos detectar o câncer mais precocemente, melhorando a terapêutica do paciente”, explicou.
Além das palestras, o evento contou com apresentações musicais, incluindo um momento de alongamento conduzido pela educadora física Jéssica Cardoso, e uma dinâmica sobre saúde mental realizada pela psicóloga Pauliana Gonçalves.