Demora no atendimento na UPA de Timóteo gera transtorno à comunidade. A média é de cinco horas de espera
TIMÓTEO – Os relatos dos moradores são consistentes e preocupantes. Pacientes da UPA do bairro Primavera têm enfrentado longas esperas para receber atendimento, mesmo em situações consideradas urgentes, o que tem gerado apreensão sobre a qualidade do serviço prestado na UPA de Timóteo.
Nesta sexta-feira (5) com a unidade de saúde lotada, e o “hospital vazio” | denúncia de funcionários|, paciente apresentou à reportagem do JBN o controle de entrada com o horário de 16h16, mas 22h12 não tinha sido atendida. Até a triagem está lenta, quase parando, disseram os usuários.
Com a confusão que se formou após as 20h, pacientes acionaram vários vereadores na tentativa de amenizar a situação. Ao local, apenas compareceu o vereador Brinnel Tozatti, que constatou que a escassez de profissionais médicos é apontada como uma das principais causas da lentidão no atendimento, gerando questionamentos sobre a capacidade da unidade de atender adequadamente às necessidades da comunidade. Com a chegada do vereador, muitos pacientes foram passados para a área interna da UPA, onde os atendimentos acontecem.
“Estamos cansados de esperar horas para sermos atendidos. Nossos pedidos de socorro não podem ser ignorados dessa forma. Precisamos de mais médicos e de um atendimento eficiente”, desabafou um paciente que chegou ao local às 17h17, mas que 23h10 não tinha sido atendido. Apesar do seu controle de entrada tenha sido fotografado pelo repórter JBN, o paciente preferiu não se identificar.
O vereador Brinnel disse assustado com a situação. Segundo ele, as consequências da demora no atendimento são preocupantes e podem ser potencialmente graves. Pacientes com quadros clínicos urgentes correm o risco de verem sua condição agravada, podendo levar a complicações maiores e até mesmo a óbitos evitáveis. Além disso, a falta de um atendimento ágil impacta a acomodação na qualidade de vida dos pacientes e na confiança do sistema público de saúde.
Na oportunidade, o vereador Brinnel acionou o administrador da UPA e Hospital. O administrador chegou às presas nas dependências da UPA na tentiva de ajudar resolver a situação. O vereador voltou a questionar a falta de atendimento dos planos de saúde no hospital. Ainda, o vereador pediu ao administrador a disponilidade de mais profissionais na UPA.
No Hospital de Timóteo, comandado pela mesma instituição |Therezinha de Jesus| que comanda a UPA do Primavera, tudo parece um mar de rosas, com uma recepção sem nenhum paciente. “É preciso que a administração municipal veja estas questões com mais profundidade, porque tem gente brincando com a saúde do povo. Além da cobrança divina, existe também a cobrança dos homens”, desabafou a filha de uma paciente que acompanhava o irmão.
Isso é vergonhoso para a administração municipal pois pagamos os impostos para termos uma qualidade de vida melhor e acontece essas coisas. Por que não contratam mais médicos?A questão da saúde aqui em Timóteo está cada dia pior. Lamentável.
Uma vergonha quinta estava na fila esperando para fazer um cadastro de acompanhante .chegou uma moça chorando com o branco que n podia encostar .o SAMU chegou com um paciente .n tão grave .mas passou na frente .isso n pode acontecer precisamos de pessoas com olhares clínicos uns posso ajudar . porque tem coisas que n tem como esperar na fila para ser atendido .vamos olhar com carinho para os usuários que precisa de um atendimento público e as vezes nem e culpa da administração vamos capacitar estas pessoas de frente.
Na UPA de coronel Fabriciano, está a mesma situação..eu cheguei com meu filho as 22:00 e pouca passando mal vomitando toda hora,ele foi atendido as 04:10 da manhã.. só tinha uma médica atendendo..3 pessoas desistiram e foi embora pois não aguentava esperar mais … saí de lá com meu filho o dia tava claro já as 06:30.. é um absurdo…e sabe mais …as enfermeiras colocam o soro pra correr rápido no paciente, na sala de medicação vc nem fica meia hora pra tomar remédio… estão brincando com a vida das pessoas…eu quero melhoras Dr.marcos Vinícius Sr.Prefeito