Copasa convida visitantes do Parque Ecológico da Pampulha a conhecerem Estação de Tratamento de Águas Fluviais
BELO HORIZONTE – A Copasa realizará no sábado (15/6), por meio do programa Voluntários, visita guiada à Estação de Tratamento de Águas Fluviais (Etaf). Quem estiver no Parque Ecológico da Pampulha poderá realizar o passeio, gratuitamente, entre 9h e 15h.
A ação faz parte do Reviva Pampulha, projeto da Copasa para a universalização do atendimento do sistema de esgotamento sanitário na Bacia da Pampulha. Durante a visita, os voluntários vão explicar como funciona a Estação e o papel da unidade na preservação da Lagoa da Pampulha. Além de abordarem questões relacionadas à história da lagoa e do parque ecológico.
“É uma excelente oportunidade para a população entender os problemas que afetam negativamente a lagoa, como esgoto clandestino e deposição de resíduos sólidos em seus afluentes”, destaca a gerente da Unidade de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, Luciana Barbosa.
Os visitantes receberão também informações sobre o Programa Reviva Pampulha e o trabalho realizado pela Copasa, prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, Ministério Público Estadual e Federal para a despoluição da lagoa.
Reviva Pampulha
O “Reviva Pampulha” é um projeto que tem como objetivo, por meio de diversas ações, a universalização da coleta e tratamento de esgoto na região da lagoa, contribuindo para eliminar o despejo de esgoto neste importante cartão-postal de Belo Horizonte. Os investimentos previstos são de R$146,5 milhões.
Atualmente, a cobertura do sistema de esgotamento sanitário da bacia da Lagoa da Pampulha é de mais de 99%. A companhia também faz um trabalho social junto à população inserida na bacia promovendo a participação social e comunitária na melhoria da qualidade das condições de vida.