“Como vender para o órgão público”: Timóteo abre capacitação para empresários e produtores rurais
TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo em parceria com o Sebrae Minas. realiza em março duas capacitações voltadas para empresários de pequenas e médias empresas e para produtores rurais do Município com o tema “Saiba como vender para o órgão público”.
As inscrições para essas capacitações são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 15 a 26 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3847-4718. São 30 vagas para cada capacitação.
Nos dias 4, 5 e 6 será realizada a capacitação para empresários de microempresas e empresas de pequeno porte, contadores, trabalhadores autônomos, profissionais liberais representantes de entidades empresariais, associados de cooperativas, entre outros fornecedores, que tenham interesse em vender seus produtos e serviços para a Administração pública. Nesse caso a carga horária do curso é de 20 horas aula e será ministrada na sede da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL).
Já a capacitação votada para produtores rurais da agricultura familiar, nutricionistas, representantes da sala mineira de Empreendedor, Emater e sindicatos rurais acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL). No dia 7 de março. São 12 horas de curso.
Na última quinta-feira (8) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Timóteo envolvendo a subsecretária de Compras e Licitação, Maria Eni dos Santos, o gerente da Central de Licitações Alan Lucas Figueiredo Reis, o analista do Sebrae Alessandro Lima, e representantes da ACE/CDL. O objetivo desse encontro foi apresentar a nova Lei federal 14.133/2021 que substituiu a Lei 8.666/ 1993 e que prevê a realização de pregão eletrônico para a aquisição de bens e serviços pela administração pública.
Desde a publicação da Lei 14.133 em 2021, a Prefeitura de Timóteo vem se organizando e desenvolvendo diversas ações para implantar a nova lei no Executivo municipal como a formação de uma comissão técnica para implementar a nova lei; a realização de capacitação para os agentes de contratação e servidores em geral; a modernização do seu parque tecnológico com a aquisição de computadores mais modernos e implantação de um novo sistema integrado de gestão pública em ambiente WEB com plena aderência à nova lei de licitações contratos.
Para a subsecretária Maria Eni essas capacitações são uma oportunidade de os empresários e comerciantes de Timóteo se inteirarem da nova legislação e passar a fornecer os seus produtos e serviços para a Prefeitura de Timóteo. “A nossa intenção é melhorar o ambiente de negócios na nossa cidade a partir das compras no próprio município, haja vista que a maioria dos fornecedores são de fora”, explicou.
Segundo Maria Eni durante a capacitação serão apresentadas informações teóricas pela consultora do Sebrae Minas Fátima Moreira da Silva e numa etapa posterior haverá uma parte prática com os técnicos do setor de Compras.