CENIBRA recebe certificação inédita por compromisso com a biodiversidade
BELO ORIENTE – Integrar a preservação da natureza aos negócios de forma sustentável é o compromisso da CENIBRA, agora reconhecido pela Certificação LIFE, que legitima o balanço positivo em biodiversidade das empresas. Durante o processo de certificação, foram analisadas as práticas de conservação da biodiversidade implementadas pela Empresa para mitigar os impactos de suas operações. Com isso, a CENIBRA se torna a primeira empresa do setor florestal no mundo a conquistar essa certificação.
Desenvolvida pelo Instituto LIFE, a certificação é uma ferramenta reconhecida internacionalmente, que permite calcular e monitorar o impacto das organizações na biodiversidade e sua dependência dos serviços ecossistêmicos. A auditoria envolveu uma rigorosa avaliação das práticas ambientais da CENIBRA, considerando aspectos como manejo florestal, conservação da biodiversidade.
Para o assessor de Sustentabilidade, Sandro Morais, a conquista da Certificação LIFE é um marco que consolida a empresa como referência no setor por suas práticas de sustentabilidade. “A certificação nos incentiva a continuar em melhoria contínua e ainda revela um diferencial da nossa celulose, pois nossas iniciativas de conservação da biodiversidade têm resultados pioneiros e únicos em alguns casos”, destaca Sandro.
Pautada pelo compromisso com o futuro, a CENIBRA incentiva atitudes positivas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outros padrões normativos internacionais. A conquista da certificação LIFE integra as ações do BioSustentação, plano estratégico que reúne os compromissos de longo prazo da empresa nas dimensões ambiental, social, de governança, econômica e de inovação.
O que interessa para a LIFE?
A CENIBRA desenvolve uma série de ações para monitorar parâmetros ambientais que servem como indicadores de qualidade para avaliar e acompanhar suas atividades operacionais. Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades, organizações não governamentais e empresas especializadas. Todos foram avaliados e contabilizados como ações que contribuem positivamente para a conservação da biodiversidade.
Na mensuração dos impactos positivos de conservação e mitigação, considerou-se a RPPN Fazenda Macedônia, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica em Minas Gerais. Localizada no município de Ipaba (MG), com mais de 500 hectares dedicados à conservação ambiental.
Outro destaque é o Projeto Mutum, uma iniciativa pioneira que reintroduziu na natureza mais de 500 aves de sete espécies: mutum-do-sudeste, macuco, capoeira, jaó-do-sul, inhambuaçu, jacuaçu e jacutinga. Este é um dos projetos mais longevos no Brasil e com dados consistentes sobre a reintrodução de uma espécie altamente ameaçada de extinção.
A formação de corredores ecológicos também são destaque pois conectam 20 mil hectares de área da Mata Atlântica e permitem o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre os fragmentos naturais, contribuindo para a perenidade da biodiversidade.
Sobre a CENIBRA
Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A empresa maneja uma área total de 254.070,53 hectares, sendo 105.730,95 de Área de Preservação Permanente, Reserva Legal e vegetação nativa. A empresa está presente em 54 municípios mineiros com mais de 8 mil empregos diretos. Sua base florestal é um mosaico de florestas plantadas e nativas conectadas por corredores ecológicos fundamentais para a conservação da biodiversidade e proteção dos recursos hídricos, essenciais para a vida.