CENIBRA participa de evento “Protagonismo Florestal Mineiro 2024”
BELO ORIENTE – O Diretor Vice-Presidente da CENIBRA, Júlio Ribeiro, marcou presença no evento de entrega de comendas a personalidades que foram peças-chave para a assinatura do acordo de simplificação do licenciamento ambiental para a silvicultura em Minas Gerais.
O acordo, firmado entre o Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e traz grandes avanços para o setor florestal.
Segundo Júlio, o completo entendimento do tema, a união de forças e o engajamento dos poderes públicos e das entidades representativas foram fundamentais para a assinatura e homologação do documento. “Essa simplificação promove a desburocratização, atraindo mais investimentos, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo em que fortalece Minas Gerais como protagonista no setor florestal e na economia verde do país”, ressalta o Diretor Vice-Presidente.
Comenda
Realizada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), a Comenda Protagonismo Florestal Mineiro 2024 ocorreu na noite do dia 26/08, em Belo Horizonte, e reuniu representantes do setor e autoridades de distintos segmentos.
Foram agraciados:
– Romeu Zema, governador de Minas Gerais;
– Marília Carvalho Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente;
– Jarbas Soares Júnior, procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais;
– Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
– Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça do MPMG e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa de Meio Ambiente.
Sobre a CENIBRA
Localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA), opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. Está presente em mais de 80 municípios mineiros, gerando mais de 8 mil empregos diretos. Sua base florestal é um mosaico de florestas plantadas e nativas conectadas por corredores ecológicos fundamentais para conservação da biodiversidade e proteção dos recursos hídricos, que são essenciais para nossa vida.