sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Cresce a arruaça de fiação nos postes em Timóteo

Próximo a uma escola e ao semáforo da avenida Senador Milton Campos, bairro Quitandinha, está fácil para um pedestre acidentar, ou um aluno propor uma brincadeira de Tarzan na fiação | Fotos PCReis/JBN – 20.05.2024

TIMÓTEO – A quantidade de fios em postes de energia elétrica é um problema conhecido há muito tempo e que afeta milhares de ruas e avenidas por todo o país. Em Timóteo, a situação não é diferente. São centenas de fios soltos, enrolados e emaranhados nos postes e, até mesmo, nas calçadas.

Em 2023, vereadores de Timóteo anunciaram que estariam buscando solução para o caso em Brasília junto a ANATEL. Os mesmos vereadores foram para Belo Horizonte tratar o assunto com a CEMIG. As agendas tanto em Brasília, quanto em BH foram cumpridas pelos vereadores Adriano Costa Alvarenga e Wladimir Geraldo de Lana, o Careca.

A cidade de Timóteo continua com aspecto de desleixo e negligência. A fiação exposta em diversos pontos do município continua oferendo riscos de acidentes aos munícipes. Casos de incêndios gerados por curto circuito na fiação são recorrentes. É um total desleixo das autoridades políticas do município. Afinal, quando se trata de “cuidar do próprio quintal”, deveria haver uma preocupação maior daqueles eleitos para ocuparem cargos públicos e consequentemente cobrar melhorias para a população.

A prefeitura Timóteo informou em nota | em maio de 2023 | que está responsável para autorizar o serviço de extensão de mais fios nos postes além dos de energia, mas, somente se a empresa de telefonia ou de internet apresentar um cadastro na Cemig. Ou seja, a prefeitura e a CEMIG arrecadam com a arruaça de fiação nos postes, colocam a vida da população em risco, mas, não apresenta uma solução para o caso.

Poluição visual e risco de incêndio


“Nos últimos anos, dezenas de empresas passaram pelo município, deixaram de prestar atividades e simplesmente abandonaram a fiação não utilizada nos pontos fixos. A prefeitura e CEMIG responsável pela situação, não exigem delas a retirada das redes inoperantes”.


O problema não está concentrado em um único bairro, está espalhado por todo o município, inclusive em locais turísticos, como a Praça 1º de Maio, nas proximidades da Paróquia São José, essas fiações se destacam justamente por estarem em localidades de maior visibilidade e maior tráfego, que em teoria deveriam ser a vitrine do município.

Vale destacar, que há alguns anos ocorreu um curto circuito em um desses postes na calçada, causando um incêndio que gerou destruição e prejuízo, tanto para os comerciantes quanto para os moradores, além do risco iminente à vida das pessoas que estavam no local.

Rede de  internet

Entre as muitas empresas que utilizam os postes para fixar suas redes, vale destacar as que trabalham com internet. Nos últimos anos, dezenas passaram pelo município, deixaram de prestar atividade e simplesmente abandonaram a fiação não utilizada nos pontos fixos. Outras vão surgindo a cada ano e sobrepondo as “esquecidas” ou se mesclando às que ainda estão em funcionamento. Além disso, tem a prática de deixar rolos de fios pendurados em ramais, o que gera mais acúmulo.

Nota da Prefeitura

Em maio do ano passado, a prefeitura de Timóteo informou que o município tem a responsabilidade de efetuar a manutenção da iluminação, como troca de lâmpadas e campanulas. A prefeitura também está responsável para autorizar o serviço de extensão de mais fios nos postes além dos de energia, mas, somente se a empresa de telefonia ou de internet apresentar um cadastro na Cemig.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *