sábado, setembro 7, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Crianças de Itueta vão fazer filme de animação sobre brincadeiras de quintais

ITUETA – Uma turma de estudantes do 3º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, da Vila Neitzel, em Itueta, Minas Gerais, contará em um curta-metragem de animação como é criar seus próprios brinquedos e brincadeiras. Com idade entre 8 e 10 anos, as meninas e meninos escolheram transformar em filme o jeito criativo de aproveitar a infância vivida por eles, por seus pais e seus avós nos quintais do único povoado com descendentes pomeranos do estado mineiro.

As alunas e alunos formam a mais nova turma das oficinas sobre a linguagem e as técnicas artesanais do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul. As aulas começaram na segunda-feira (13/05) e continuarão até sexta-feira (17/05), sempre das 7h30 às 11h50. Durante a semana, as crianças fizeram experimentações com brinquedos ópticos (dispositivos ópticos-mecânicos que criam a ilusão do movimento e ajudam a entender o princípio básico do cinema de animação), assistiram a filmes e participaram de uma roda de conversa sobre a vida no povoado e na roça.

Foi quando surgiu a ideia de transformar em filme como eles criam seus próprios brinquedos e brincadeiras, usando materiais simples e acessíveis no próprio lugar onde vivem. Ao mesmo tempo em que ensinam a fazer bonecas de espiga de milho, carrinhos de madeira, petecas de pano e penas de galinha, eles aprendem as técnicas de animação como desenho em papel, stopmotion em massinha, recorte e pixilation (na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação).

Para as meninas e meninos acostumados a inventar modos de brincar, o Projeto Animação trouxe novas possibilidades de usar a criatividade, a imaginação, a comunicação e a expressão através da arte, da cultura e da tecnologia do cinema. O projeto ainda articula saberes por meio do contato dos estudantes com a leitura, a pesquisa, a produção de textos, a música, a contação de histórias, as tradições e as culturas populares. O Projeto Animação tem o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Em mais de duas décadas de atuação, o Projeto Animação realizou mais de 90 animações, participou de mais de 900 festivais e mostras, dentro e fora do país, reunindo mais de 60 premiações. Todas essas animações foram realizadas por estudantes de escolas públicas municipais e finalizadas por alunos, monitores e professores do Ponto de Cultura Animazul do Instituto Marlin Azul. Conheça parte do acervo ao acessar cine.animazul.org.br.

Sobre o Instituto Marlin Azul

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Projeto Animação, a instituição desenvolve ações como o Revelando os Brasis, o Curta Vitória a Minas, o Cine Quilombola, o Cinema de Griô, os Griôs de Goiabeiras e o Memória do Barro. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *