6º ENCONTRO DE TAMBOR MINEIRO DO VALE DO AÇO
IPATINGA – No dia 14 de julho de 2024, domingo, o Grupo Valentinas realizará o 6º Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço (ETAMVAÇO) – Edição Ipatinga, no Teatro Zélia Olguin, no Cariru – Ipatinga/MG. O evento, que acontece desde 2015, tornou-se uma tradição na região do Vale do Aço/MG e nesta edição promoverá apresentação de congado, roda de conversa e show musical com participações especiais.
Fundado em 2013 em Timóteo, o Grupo Valentinas nasceu da necessidade de difundir a cultura afro-mineira. Com um repertório que abrange gêneros, como o Maracatu e o Ijexá, além de subgêneros contidos no Congado, o grupo realiza apresentações que celebram as raízes afro-brasileiras.
Programação e Convidados Especiais
O evento deste ano contará com a presença de importantes vozes da cultura afro-mineira, como o multiartista Sérgio Pererê e a Guarda de Moçambique de Timóteo. Além da participação do Bloco Valentinas, grupo de aprendizes de percussão originado a partir do Grupo Valentinas.
O Sérgio Pererê, cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical, é reconhecido pelo seu trabalho autoral que dialoga entre a tradição e a experimentação. Pererê traz sonoridades afro-latinas e uma poesia sofisticada que aborda temas cotidianos e elementos sagrados de matriz africana.
A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Timóteo é uma irmandade formada por jovens, crianças e idosos, a maioria moradores da comunidade do bairro Bela Vista. A entidade desenvolve um trabalho extenso, voltado ao esporte e cultura.
As atividades têm início às 16h, com a apresentação da Guarda de Moçambique de Timóteo, momento de celebração da cultura congadeira. Em seguida, o Encontro promoverá uma roda de conversa com a participação do Sérgio Pererê, Mestre Luiz Fabiano (Capitão Mor Reino do Rosário), Wemerson Rodrigues (Músico e diretor do Grupo Valentinas) e Sandra Hespanhol (representando o Bloco Valentinas) que destacarão o papel do tambor e a importância da contribuição do povo preto para a formação artística e cultural de Minas Gerais. Logo após a troca de saberes, o Grupo Valentinas realizará um show em celebração aos tambores, com a participação especial do artista Sérgio Pererê e Bloco Valentinas.
Sobre o ETAMVAÇO
O ETAMVAÇO, idealizado por Wemerson Rodrigues, mais conhecido como Geléia, tem como principal objetivo o fomento e o desenvolvimento da cultura afro-mineira. O Encontro busca também promover e estimular a participação feminina no universo musical percussivo. Geleia, percussionista e estudioso da cultura afro-brasileira, é músico e diretor do Grupo Valentinas e do Bloco Valentinas.
“A música de Minas Gerais, carrega a influência dos congados e reinados, dos nossos batuques, mesmo que muita gente nem saiba disso. O Encontro do Tambor Mineiro busca valorizar as pessoas deste saber tradicional e fomentar a cultura afro-mineira aqui na nossa região.”
Informações gerais
Data: 14 de julho de 2024.
Local: Teatro Zélia Olguin, localizado na Av. Itália, 1890 – Cariru, Ipatinga – MG.
Horário: Início às 16h.
Duração: 4 horas.
Realização: Grupo Valentinas.
Patrocínio: Projeto executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.
Participações especiais: Sérgio Pererê (Belo Horizonte/MG), Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Timóteo (Timóteo/MG) e Bloco Valentinas (Vale do Aço/MG).
Classificação: LIVRE.
Entrada gratuita (Ingressos esgotados).
O Grupo Valentinas:
Wemerson Rodrigues – Geléia (voz, bateria, percussão, direção musical), Douglas Netto (voz, guitarra, acordeon), Halan Santos (contrabaixo), Grendelly (voz), Chrika de Oliveira (voz, percussão), Ari Andrade (percussão, voz), Geniane Vieira (percussão, voz), Lucas Salgado (percussão, voz).
Ficha Técnica:
Wemerson Rodrigues – Geléia (Diretor artístico e musical), Bárbara Pavione (Produção Executiva), Diego Martins (Assistente de produção), Mati Lima (Iluminação), Marcelo Alves (Som), Ari Andrade (Produção), Chrika de Oliveira (Produção), Dani Dornelas (Apoio de produção executiva), Camila Bussard (Apoio de produção executiva) e Bruno Moraes (Apoio de produção executiva).
O projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC) através do edital Afromineiridades.