Paralimpíadas Escolares 2023: Atletas da APAE de Timóteo são recordistas brasileiros
TIMÓTEO – Coordenados pelo Professor Bruno Flávio, atletas timoteenses do Programa Paradesportivo CRE SER da APAE participaram da fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, sediada na cidade São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. Integrando a seleção mineira de atletismo juntamente com outros mais de 130 paradesportivas de diversas regiões de Minas Gerais, os alunos da APAE de Timóteo brilharam muito e conquistaram importantes e inéditos resultados.
Os atletas da APAE Timóteo para integrarem a seleção mineira superaram a fase estadual realizada em Ipatinga, conquistando o título de campeão estadual de atletismo da competição e, em seguida venceram também a fase regional nacional disputada em Brasília/DF, quando conquistaram medalhas e a vaga para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares. Considerados os resultados anteriores na atual temporada os selecionáveis de Timóteo para o Brasil foram (ordem alfabética): Charles dos Santos, Davi Filemon, Débora Batista, Isabela Estefanny, João Kelvison, Kauan Riquelme, Leticia Daviny, Luka Tony, Maria Eduarda, Miguel Figueiredo, Pedro Henrique, Regina Maria e Samuel Henrique.
RESULTADOS
Um dos destaques na fase nacional foi a atleta Isabela Estefanny que bateu o Recorde Brasileiro Escolar nos 150m rasos na categoria sub 14, classe 20. Recorde que estava em invicto desde 2018. A atleta timoteense cravou o tempo de 22’’20. A seguir os principais resultados:
- KAUAN RIQUELME recordista nos 60m rasos com o tempo de 10”81.
- KAUAN RIQUELME – CATEG. SUB 14 – CLASSE 21
- Campeão brasileiro (Recordista) nos 60m
- Campeão brasileiro nos 150m rasos
- 3º lugar no Salto em Distância
- MARIA EDUARDA FRANKLIM – CATEG. SUB 14 – CLASSE 35
- Campeã brasileira nos 75m
- Campeã brasileira nos 250m rasos
- Campeã Brasileira no Salto em Distância
- SAMUEL HENRIQUE – CATEG. SUB 18 – CLASSE 20
- Campeão Brasileiro no Arremesso de Peso
- ISABELA ESTEFANNY – CATEG. SUB 14 – CLASSE 20
- Campeã Brasileira e recordista nos 150m rasos
- CHARLES EVANGELISTA – CATEG. SUB 16 – CLASSE 20
- Campeão Brasileiro no Salto em Distância
- REGINA MARIA – CATEG. SUB 14 – CLASSE 35
- Vice-campeã brasileira nos 60m,
- Vice-campeã brasileira nos 150m rasos
- Vice-campeã brasileira no Salto em Distância
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009 e se tornou o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Alguns dos principais talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas edições anteriores do evento. A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, reúne estudantes em fases diversas de formação esportiva.
Para muitos, as Paralimpíadas Escolares são a porta de entrada para atletas que estão descobrindo o movimento paralímpico e participam de uma grande competição pela primeira vez. A etapa nacional deste ano registrou recorde de participantes, 1.800 atletas das 26 unidades federativas e do Distrito Federal, em competições de 13 diferentes modalidades paradesportivas, com maior concentração de jovens no atletismo, que recebeu 912 alunos-atletas.
CRE SER
O Programa Paradesportivo CRE SER é desenvolvido com excelência pela APAE Timóteo, desde 2021 com o patrocínio da VALE, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A parceria da APAE com a VALE incrementou resultados individuais e coletivo, para além das expectativas iniciais, com desempenho inédito da entidade. As partes já asseguraram recursos incentivados da parte apoiadora, para as próximas duas temporadas: 2024-2025, assegurando a continuidade das atividades junto ao Ministério do Esporte.