LAD proclama Acesita e Palmeiras campeões 2023 no amador. No juniores, o Tubarão fez a festa
TIMÓTEO – Após o vexame da decisão final do tradicional e mais charmoso Campeonato de Futebol Amador do Interior de Minas Gerais, o Acesitano, da cidade de Timóteo (MG), entre Acesita E.C x Palmeiras, ser realizado em um estádio sem iluminação, a Liga Acesitana de Futebol – LAD, juntamente com os dirigentes dos clubes, definiu nesta segunda-feira (8) proclamar as duas equipes campeãs, depois de um placar de 2×2, com a partida paralisada aos 38 minutos do segundo tempo.
A partida final do Acesitano, deste domingo (7), conduzida pelo árbitro Fábio Gomes, foi iniciada já com a preocupação do tempo complementar (2º tempo) necessitar de iluminação, visto que a partida entre os juniores de Tubarão X Cachoeirinha foi iniciada com um atraso de 25 minutos pela falta de policiamento. O Estádio José de Oliveira Freitas, do Acesita Esporte Clube, área particular da Sede Campestre, não possui iluminação.
Entenda o caso
De preocupação à realidade. Aos 38 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada. O árbitro Fábio Gomes, o Fabinho, ao consultar os capitães, achou melhor estabelecer o final da partida “afim de preservar a segurança dos atletas”.
Com o empate em 2×2, a partida estava caminhando para as penalidades. As opiniões sobre a sequência da partida e as cobranças de penalidades se dividiam entre atletas, dirigentes e torcedores. Ao final, permaneceu a decisão de campo: partida encerrada e o grito de campeão ficou adiado.
Na arquibancada ficou a frustração dos torcedores das duas equipes, que não pouparam críticas aos organizadores. O público cobrou responsabilidade da Liga Acesitana de Desportos – LAD, que poderia ter indicado outros estádios com iluminação para realizar tal partida decisiva. “Faltou zelo da LAD. O presidente da Liga, Arley Nascimento, disse ter alertado aos clubes quanto a falta de iluminação no estádio, mas, não tomou as devidas providências para que tudo viesse acontecer dentro da sua normalidade”, destacou o torcedor do Palmeiras, Geraldo Augusto.
O mesmo torcedor ainda observou que os organizadores da competição permitiram que o início da partida preliminar entre Tubarão X Cachoeirinha sofresse um atraso de 25 minutos pela falta de policiamento.
“Uma vergonha”, disse Júlio Soares, que completou: “essa LAD já deveria ter fechado e nunca mais envolver em futebol aqui na cidade. Gente sem compromisso com o esporte”, afirmou, ressaltando que a Prefeitura de Timóteo não deveria colocar dinheiro para “que essa LAD viesse fazer este vexame”.