Senac atua para a inclusão de estudantes com deficiência em ambiente educacional
IPATINGA – A educação é um direito de todas as pessoas, independentemente da condição de cada uma. No entanto, quando se trata de pessoas com deficiência, muitas barreiras, desafios e preconceitos surgem no ambiente educacional. Essas dificuldades podem variar amplamente, desde a falta de acesso a infraestrutura, até a ausência de recursos adequados de aprendizado e apoio.
Segundo dados do Censo Escolar 2022, realizado pelo Ministério da Educação, 27% das instituições não possuem prédios adaptados e nem pessoas colaboradoras treinadas para auxiliar as pessoas estudantes com deficiência. Há mais de um milhão deste público sem acesso a uma infraestrutura adequada.
Diante de uma realidade desafiadora, o Senac em Minas se destaca, contando com um total de 1257 pessoas com deficiência matriculadas apenas em 2022, e uma infraestrutura dedicada a atender a diversas necessidades. Entre as pessoas beneficiárias desse ambiente inclusivo, encontra-se Daywison Marllon, um entusiasta da tecnologia, informática e vendas, atualmente matriculado no curso de Técnico em Informática no Senac em Ipatinga.
“Quando descobri minha deficiência visual, aos 26 anos, percebi o impacto em minha vida profissional. Precisei me reinventar. Pensei em profissões e cursos que me cativassem, e a informática se destacou como uma excelente opção. Era algo que eu adorava, relacionado à tecnologia, e não comprometia minha segurança a curto prazo”, ele compartilha.
Daywison enfrenta a Retinose Pigmentar, uma doença ocular rara, hereditária e degenerativa que causa deficiência visual grave. Em seu caso, a condição afeta a visão noturna e periférica, resultando em uma visão tubular. “Essa doença afeta diretamente a retina, mas, apesar das dificuldades, não me impediu de ter acesso à educação”, esclarece o estudante.
O Senac, como instituição de ensino, se empenha na promoção da acessibilidade para todas as pessoas estudantes. Para isso, oferece instalações bem iluminadas, salas de aula claramente identificadas e conta com elevadores e corrimãos nas escadas para facilitar a locomoção de estudantes que, assim como Daywison, enfrentam desafios semelhantes.
“Logo no início do curso técnico, fui convidado para uma reunião com a equipe de supervisão para discutirmos minhas necessidades como pessoa com deficiência e como poderiam me auxiliar. Essa abordagem foi extremamente positiva e representou um diferencial notável. Deveria servir de exemplo para todas as instituições. Isso demonstra respeito e cuidado não apenas com os alunos, mas também com os funcionários e visitantes, garantindo, assim, a segurança e o bem-estar de todos”, conclui Daywison.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.
O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.