Santana do Paraíso adere ao Projeto de Incentivo à Leitura
SANTANA DO PARAÍSO – Buscando estimular a interação e a leitura por meio da utilização da biblioteca pública Romancina de Oliveira Barbosa, a Prefeitura Municipal de Santana do Paraiso aderiu ao Projeto de Incentivo à Leitura. Com a adesão, tornou-se possível a participação dos servidores no Percurso Participativo, assim como nas ações de modernização da biblioteca pública municipal e demais atividades previstas no escopo do projeto.
Com a finalidade de concretizar a cooperação entre a Fundação Renova e a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, o Projeto de Incentivo à Leitura está inserido no Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e atende parte da cláusula 103 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) para modernização de bibliotecas públicas municipais, objetivando fomentar ações de promoção da leitura.
O Cardápio do Projeto de Incentivo à Leitura foi disponibilizado em uma plataforma on-line contendo a relação de itens, distribuídos entre as categorias: acervo, infraestrutura e acessibilidade, capacitação, mobiliário e equipamentos, geralmente utilizados em uma biblioteca pública. Ele compõe o conteúdo do Percurso Participativo como uma atividade prática para a qual os participantes do Projeto foram preparados para responder a partir dos conhecimentos e conteúdos compartilhados na formação e encontros on-line com profissionais de referência na área. O público-alvo do projeto são servidores ligados à gestão e ao desenvolvimento de atividades nas bibliotecas públicas desses municípios, como bibliotecários, monitores, auxiliares das bibliotecas, dentre outros profissionais.
O plano de revitalização da biblioteca foi executado pela funcionária pública efetiva Wall Araújo. “As ações previstas pelo Projeto de Incentivo à Leitura impactarão positivamente a biblioteca pública municipal Romancina de Oliveira Barbosa. No sentido material, com a aquisição de itens importantes para o seu acervo e espaço físico. Mas, também, no sentido humano, a partir do momento que reforça o papel dos profissionais que atuam na área, reconhecendo-os como protagonistas e agentes de transformação capazes de tecer laços criativos e contínuos entre a Biblioteca Pública e a comunidade local”, aponta a servidora.
Neste plano, a biblioteca contará com um cardápio riquíssimo como:
-Acervo (aquisição de livros para aumentar o acervo da biblioteca);
-Mobiliário e equipamento (mesas de leitura, estantes, computadores);
-Capacitação (treinamento dos servidores das bibliotecas);
-Infraestrutura e acessibilidade (melhorias na infraestrutura visando possibilitar o acesso para todos os públicos; pequenos reparos para correção de problemas de estrutura dos espaços, como reparos elétricos, hidráulicos, instalação de equipamentos como ar-condicionado e corrimões).
Diversos benefícios à comunidade
São diversos os benefícios que poderão ser alcançados a partir desse projeto. A biblioteca pública municipal possui a função de desempenhar o papel de promoção da cidadania, uma vez que se torna um local de interação, debates e manifestações culturais e artísticas.
A demanda por informação e a formação de leitores, por exemplo, são fatores que colocam esse espaço e seus profissionais como itens de vital importância para a vida de uma cidade.