Projetos pedagógicos do Colégio Católica Timóteo estão entre os vencedores do Prêmio Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI)
TIMÓTEO – O Colégio Católica Timóteo teve dois projetos entre os vencedores da segunda edição do Prêmio Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI), realizado pelo Grupo UBEC, mantenedor de cinco instituições de educação básica nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. A ação tem como objetivo fomentar iniciativas pedagógicas inovadoras e valorizar os educadores.
À frente do Robótica Maker Alimentação Saudável Associada ao Jogo Scratch, a professora Niara Gomes Augusto conduziu o projeto em duas etapas com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental ao longo de 2023. Primeiro os estudantes pesquisaram e classificaram os alimentos a serem estudados. Buscaram a origem dos produtos, e a inserção deles na cultura brasileira, se são ou não saudáveis para o consumo. Em seguida, o grupo escolheu a alface para o plantio na escola, acompanhou seu crescimento e levou para consumir com a família em casa.
Num segundo momento, as crianças realizaram a programação do jogo virtual, utilizando a ferramenta Scratch. E, quando o material ficou pronto, compartilharam a brincadeira e dividiram o conhecimento com as crianças da Educação Infantil. “A proposta de adaptar o jogo virtual estimulou ainda mais a participação dos alunos. Eles conseguiram superar desafios e trabalharam inúmeras habilidades, como vencer a timidez, exercitar a oralidade e a interação através do lúdico”, explica Niara.
Já a professora Bruna Maria Mendes trabalhou o projeto Meus 5 Sentidos com as crianças da Educação Infantil, na faixa etária de três anos. Num primeiro momento, os pequenos foram apresentados aos sentidos por meio de histórias, como Chapeuzinho Vermelho e Cachinhos Dourados. Depois, exploraram cada sentido individualmente, de forma lúdica e prática, como por exemplo identificando cheiros e observando as cores no pátio da escola. Para encerrar, os alunos participaram de jogos pedagógicos online para reforçar o conteúdo. “Percebemos que habilidades de observação, análise e comunicação foram ampliadas, enriquecendo o vocabulário e estimulando a curiosidade”, conta Bruna.