Prefeitura de Ipatinga apresenta o Projeto Controlador Júnior, dirigido à comunidade escolar
IPATINGA – Nesta terça-feira (6), aconteceu uma explanação direcionada a equipe técnica do Projeto Controlador Júnior, da Prefeitura de Ipatinga, que visa estimular a cidadania ativa entre alunos, professores e colaboradores.
De acordo com o Controlador Geral do município, Diêgo Tuschtler, as atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem com mudanças culturais e incentivam a formação de crianças e adolescentes. “Acreditamos que a efetivação do projeto estimulará o protagonismo na escola, expressando o compromisso com a conservação do patrimônio público e estimulando ações de gestão participativa nas escolas da rede municipal”, destacou.
Neste primeiro momento, profissionais e educandos das escolas selecionadas participaram da reunião que teve como pauta a explanação do projeto para a equipe técnica composta por professores, monitores e coordenadores.
O curso do projeto irá envolver alunos das escolas municipais Padre Bertollo, Carlos Drummond de Andrade, Vilma de Faria e Silva, Padre Cícero de Castro e Zélia Duarte Passos, e os alunos participantes estão matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
“O objetivo é resgatar o olhar crítico e despertar no educando o interesse pela educação, melhorias nas políticas públicas, apurar inconformidades e sobretudo atiçar ações de cidadania”, disse o controlador.
Execução do Projeto
Para o cumprimento de sua finalidade, o projeto conta com uma Comissão Organizadora composta por servidores da Controladoria Geral e Secretaria Municipal de Educação, sendo um professor referência selecionado pela direção/equipe escolar e um monitor dentre os Assistentes Administrativos Financeiros de cada unidade participante.
Avaliação e premiação
A avaliação do projeto será realizada por meio de medição do desempenho do Projeto Controlador Júnior de cada escola, e o julgamento da execução quanto ao incremento do sentimento de pertencimento e protagonismo nos estudantes participantes, bem como a promoção de ações de controle social, trazendo melhorias para as escolas.
Ao final, haverá a certificação dos alunos e escolas participantes, e a premiação será definida pela SME e Controladoria aos vencedores do Projeto. O cronograma das atividades será pré-definido pela equipe diretiva das escolas participantes.