Férias nas creches e falta da educação integral na pré-escola atrapalha a carreira das mães trabalhadoras
TIMÓTEO – Sem acesso à rede pública universalizada de cuidados para crianças de até 10 anos, as trabalhadoras com filhos pequenos sofrem uma série de exclusões no mercado corporativo, o que prejudica a inserção e o desenvolvimento profissional feminino.
A oferta de creches gratuitas 12 meses por ano | com férias de até três meses |, a pré-escola em tempo integral e de qualidade tem tudo a ver com o desenvolvimento profissional, social e econômico do país. A falta de local para deixar as crianças atrapalha, ou até impede, que trabalhadores com filhos pequenos — majoritariamente mulheres, pois são elas as que mais se responsabilizam pela prole — se insiram, se mantenham e avancem no mercado.
É preciso ter creche pública de qualidade para todos e a pré-escola em tempo integral. Assim, as crianças se desenvolvem melhor e as mães continuam suas trajetórias profissionais. Todo mundo sai ganhando: com mais mulheres trabalhando, a economia cresce. Existe uma relação direta entre creche, educação integral e carreira e, claramente, as mães são as que mais sofrem com a falta disso. O problema atinge todas as camadas sociais, mas a crueldade permanece com as mais carentes.
As que têm melhores condições financeiras ainda podem pensar e avaliar onde deixar os filhos, com uma babá ou numa creche e escola particular, por exemplo. Têm mais possibilidades de se colocarem à disposição para uma promoção. Já as que não podem arcar com os custos desse tipo de serviço ficam numa situação muito limitada. As opções que sobram não são as melhores, mas é preciso arranjar caminhos.
Nos bairros mais humildes, existem mulheres que cuidam de quatro a cinco crianças. Outra possibilidade é uma rede de vizinhos: um fica com as crianças hoje, outro depois. No entanto, dificilmente, a mãe conseguirá sair para trabalhar totalmente tranquila com o bem-estar da criança nesses casos.
E se o país quiser investir nas próximas gerações, precisa fazer isso desde cedo, nas creches e educação em tempo integral, que devem ser desenvolvidas em termos de qualidade e quantidade, algo que ainda está longe de sair do papel.
Como funciona o período integral na Educação Infantil?
Uma escola que oferece a modalidade de ensino integral vai além das atividades regulares. Durante o chamado contraturno escolar, a criança recebe acompanhamento pedagógico e realiza diferentes atividades voltadas para seu pleno desenvolvimento motor e cognitivo.
Ou seja, o período integral na Educação Infantil é muito mais do que um espaço para as crianças passarem o dia enquanto os pais trabalham. A escola integral trabalha com o desenvolvimento infantil, contribuindo para o progresso intelectual e social dos pequenos. Isso é possível através de um ambiente que une aprendizado e diversão, sempre com foco em habilidades que façam a criança se interessar pelo mundo à sua volta.
Em termos técnicos, uma escola de período integral precisa oferecer um regime de, no mínimo, 7 horas de atividades diárias, totalizando 1400 horas/aula anuais. Isso significa que o período integral na Educação Infantil pode abranger os turnos da manhã e tarde por completo.
EM TIMÓTEO
Em Timóteo , as creches municipais funcionam em tempo integral, mas quando chegam o período de férias escolar, fecham as portas e as famílias, em particular, a mãe trabalhadora tem que abandonar o serviço caso não tenha com quem deixar o filho. Fomos informados que o município aguarda recursos do governo federal para viabilizar o sistema.
Quanto ao ensino integral para a pré-escola, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo informa que o Governo Federal pactou com o município o Programa Escola em Tempo Integral. Para 2024, a previsão é atender 170 alunos em jornada de 7h diárias, sendo 70 vagas destinadas as crianças da pré -escola (4 e 5 anos). São pré-requisitos dessas vagas a situação de vulnerabilidade social e atendimento ao baixo desempenho escolar. Em anos anteriores, não houve pactuação para alunos da Educação Infantil.
EM CORONEL FABRICIANO
A Prefeitura de Fabriciano por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, informa que no momento não há a oferta de tempo Integral para alunos de 4 a 5 anos na rede municipal. Embora não seja obrigatória, a prefeitura trabalha para que em breve esta modalidade de ensino possa ser implementada. As creches em Coronel Fabriciano funcionam no mesmo sistema da cidade de Timóteo.