Fabriciano inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil que atenderá ao menos 5 bairros
FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, começou a semana inaugurando mais uma unidade educacional no município: o CMEI Maria Dirce de Souza Barbosa, localizado à Rua Xingu, 16, Bairro Universitário.
O novo espaço educacional tem capacidade para atender até 250 crianças de 6 meses a 5 anos. O início das obras ocorreu em setembro de 2021 após a conclusão do projeto técnico por parte da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento, Meio Ambiente e Habitação. O mais ambicioso projeto da área educacional dos últimos 20 anos, foi orçado em mais de R$ 5 milhões e executado com recursos próprios da Prefeitura.
Em um terreno com cerca de 3 mil m² (metros quadrados), a Prefeitura iniciou a construção do prédio que com garagem sob pilotis com mais de 800 metros quadrados, 2 pavimentos e área multiuso com teto retrátil – permitindo que as crianças tenham recreação qualquer hora, faça chuva ou sol.
No local, há espaços multiusos, salas, lactário, fraldário, setor administrativo e um amplo refeitório. Esta nova unidade educacional atenderá ao menos 5 bairros: Universitário, Morada do Vale, Aparecida do Norte, Caladinho de Baixo e Santa Terezinha. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Dr. Marcos Vinicus, do vice-prefeito Sadi Lucca e convidados e parentes de Maria Dirce, secretários, pais e alunos.
OBRA DE QUALIDADE
O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, ressalta a qualidade da escola e os benefícios para as crianças e trabalhadores. “Temos aqui uma unidade educacional diferente das outras. A parte arquitetônica foi especialmente projetada para ser um espaço de trabalho voltado para a educação. Estamos muito satisfeitos”, disse.
HOMENAGEM
O nome da nova unidade educacional homenageia a ex-professora da rede pública Maria Dirce de Souza Barbosa. A proposta foi votada e aprovada na Câmara de Vereadores por unanimidade.
Maria Dirce de Souza Barbosa, nasceu em Mesquita em 31 de maio de 1944. Foi professora e bibliotecária. Acreditava na universalização do ensino e no poder transformador da educação. Faleceu em 13 de agosto de 2019, aos 75 anos, deixando marido, 2 filhos e netos. O viúvo, Celso Barbosa, agradeceu a homenagem. “Ela fez da educação uma política de vida e hoje estamos muito felizes com este reconhecimento”, disse.