Vigilância Sanitária de Timóteo promoverá capacitação sobre Boas Práticas nos Serviços de Alimentação
TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio da Vigilância Sanitária e fortalecido pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP, promoverá uma capacitação sobre Boas Práticas nos Serviços de Alimentação em novembro, voltada, prioritariamente, para os profissionais manipuladores de alimentos. A atividade é exclusiva para os estabelecimentos sediados em Timóteo. A capacitação é gratuita e terá certificação.
A manipulação de alimentos é uma parte fundamental da segurança alimentar e envolve a proteção dos consumidores contra Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), podendo ter como causa micro-organismos patogênicos, toxinas químicas ou perigos físicos. Desta forma, é necessário que os profissionais de estabelecimentos de serviços de alimentação estejam capacitados sobre as boas práticas.
Serão contemplados estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, padarias, bares etc. As vagas são limitadas, sendo que as inscrições devem ser realizadas pelo formulário disponibilizado na internet: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpvVrqKns_-dw8bU5ByyPubpuWVxrlMNwzJvQADoTGFEmj9w/viewform?pli=1 . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 38477633.
Capacitação
A capacitação será ministrada pela nutricionista Jussara Basso. Serão formadas duas turmas, com 35 participantes cada, que receberão aulas teóricas e práticas no Centro de Saúde João Otávio (Av. 20, nº 136, Bairro Olaria). A primeira turma terá a capacitação nos dias 13 e 14 de novembro, de 18h30 às 21h; e a segunda turma nos dias 28 e 29 de novembro, de 18h30 às 21h.
Exigência legal
Para obtenção do alvará sanitário, o curso de manipulação é um dos pré-requisitos, sendo de responsabilidade do proprietário do estabelecimento providenciar a realização para os manipuladores de alimentos. Entretanto, a Vigilância Sanitária ofertará a capacitação com o objetivo promover educação em saúde, minimizar riscos relacionados à produção, conservação, armazenamento e comercialização de alimentos, considerando que o setor busca a segurança alimentar como forma de prevenção de doenças.