terça-feira, novembro 26, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Sem fiscalização, caminhões coletores de lixo poluem a cidade de Timóteo com chorume

Foto ilustrativa

TIMÓTEO – A reclamação da população em relação aos caminhões compactadores de lixo  emporcalhando a cidade com o chorume  não tem sido ouvida pelo setor ambiental do município, e muito menos pelo órgão fiscalizador, que é a Prefeitura de Timóteo. Nas esquinas onde o caminhão realiza as manobras, o volume de chorume ainda é maior.

Com as ruas emporcalhadas e sem as devidas providências por quem de direito, tudo indica, que a empresa responsável pela coleta do lixo, não está esgotando o chorume dos caminhões, conforme preconiza a lei. Na última semana várias reclamações foram registradas.

A empresa não está esgotando o chorume dos caminhões, conforme preconiza a lei
Foto PCReis/JBN

Conversando com um motorista que já trabalhou na empresa, ele contou ao repórter do JBN  que o chorume é o resultado de cada prensagem do material orgânico em coleta. É justamente esse malcheiroso líquido escorre para o chão no local da prensagem e costuma continuar escorrendo por longos trechos do trajeto do caminhão.

A Dayana Moura, residente no bairro Timotinho contou a reportagem do JBN que o ‘caldo fedorento” pingando dos caminhões virou rotina. “Já reclamei com vários servidores da prefeitura, mas não tem jeito.  Um mau cheiro insustentável. Nunca tinha visto coisa igual”, reclamou Dayana. Dayana foi a leitora que sugeriu essa reportagem.

Na regional Sul, bem próxima da Secretaria Municipal de Saúde, um desses caminhões foi flagrado deixando escapar uma “bica de chorume” sobre o asfalto no momento em que realizava uma coleta. Os comerciantes ficaram irritados com a situação.

O relato do morador da avenida Acesita, João de Assis, é preocupante. Ele não se refere à coleta do lixo que é feita regularmente, mas disse estar cada vez mais difícil suportar o cheiro deixado pelos caminhões após a coleta. Ele comenta que o chorume tem vazado muito dos caminhões. “Com o sol e o calor dos últimos dias, o cheiro forte tem incomodado bastante”, disse.

O JBN não conseguiu contato com a empresa concessionária da coleta do lixo na cidade.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *