Saúde Mental e Trabalho | Servidores de Timóteo participaram de palestra
TIMÓTEO – Servidores municipais de Timóteo ouviram palestra sobre “Saúde Mental e Trabalho: o Cuidado com o Cuidador”, na tarde da última terça-feira (24), no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal. O tema foi ministrado pelo psicólogo Onair Zorzal Correia Júnior, professor e supervisor da cadeira de Psicologia Organizacional e Trabalho do Curso de Psicologia da Unileste.
O psicólogo destacou que o trabalho é um determinante social de saúde e também pode ser um espaço de constrangimento e exploração, onde pessoas que não se encaixam são excluídas. “É preciso falar de saúde como uma construção coletiva, desenvolver políticas de saúde voltadas para o trabalhador, criar estratégias de promoção e prevenção da saúde, desenvolver ações de cuidado para os funcionários e abrir espaço para diálogos. Ter a possibilidade de transformar aquilo que é seu em trabalho, produz sentido para a vida das pessoas, é o poder de agir”, frisa Onair Zorzal.
O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, dentro da proposta da Campanha Janeiro Branco. De acordo com a subsecretária de Saúde Gabriela de Bem Pereira Caliman, “em 2023, a Secretaria vem com uma proposta diferente na área de Educação e Saúde, a série Diálogos dirigida à grupos da comunidade com temas diversificados e oportunos. Iniciamos com os servidores da Prefeitura com o objetivo de promover mais integração aproveitando a campanha Janeiro Branco, onde os funcionários puderam refletir sobre as formas de se trabalhar com mais qualidade, com foco na sua própria saúde mental e na saúde da equipe”, disse Gabriela.
A palestra foi precedida por um momento de alongamento ativo monitorado pelas professoras de Educação Física Glayda Lana e Bianca Martins integrantes do Programa Academia da Saúde no município. Segundo as educadoras físicas, pesquisas recentes apontam resultado satisfatório na melhora cognitiva, no humor e no controle da pressão arterial de pessoas na faixa etária dos 60 anos+ que criaram o hábito de fazer caminhada três vezes na semana. Elas confirmaram que os exercícios físicos são benéficos para a saúde física e mental em todas as idades.