Programa Saúde com Agente entrega certificação à agentes de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE)
TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta sexta-feira (25) a cerimônia de entrega de certificação de 103 agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), que participaram dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os municípios contemplados.
Ao todo, 74 ACS serão certificados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e 29 ACE no Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias. A cerimônia de certificação foi aberta pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, ao lado da secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos. “O mundo está em transformação constante e o conhecimento é o ativo mais importante de investimento no quadro de pessoal. É relevante também destacar que ambos os cursos atuam diretamente nas ações de prevenção em saúde e de combate às endemias, contribuindo com a evolução das políticas municipais de saúde e da qualidade de vida de nossos munícipes”, ressalta o prefeito Douglas Willkys.
O evento contou ainda com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Petronilha Quintão, da Gerente da Atenção Primária à Saúde, Fernanda Nunes Gama, da Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares e da coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde, Micheline Araújo Paiva. A secretária de Saúde explica que os cursos técnicos foram realizados no formato EAD (Educação a Distância) e presencial no município com aulas ministradas pelas preceptoras. “Os investimentos na formação dos profissionais melhoram a prestação de serviços e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, destaca Ana Campos.
Durante a cerimônia de formatura das turmas, houve o depoimento do orador Jonathan Wilson Ramos de Araújo e da Ana Paula Campos na condição de preceptora da turma de ACE; de Virgílio Oliveira Silva, orador das três turmas dos ACS, e das preceptoras Fernanda Miranda Carvalho, Daniela Aparecida Veloso Teixeira e de Priscilla Camilo Soares.
Jonathan Araújo afirma que os cursos técnicos ampliaram os conhecimentos adquiridos na prática diária dos serviços e na formação inicial dos ACS e ACE, “o que contribuiu para o melhor atendimento à comunidade”. Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Saúde lembrou que a capacitação dos profissionais era uma reivindicação do órgão. “Entendemos que a melhor formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias permite o aperfeiçoamento do atendimento à população e aumenta o comprometimento com as políticas municipais de saúde”, argumenta Maria Petronilha.
Saúde com agente
O programa conta com a adesão de 97% dos municípios brasileiros; 200 mil estudantes matriculados nos dois Cursos Técnicos; 4400 tutores e supervisores de tutores; e 11 mil preceptores e supervisores de preceptoria. Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.
O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.