Privatização da BR-381 entre BH e Governador Valadares está marcada para novembro
REDAÇÃO – Nesta quinta-feira (6), o governo federal já tem data marcada para o leilão do trecho da rodovia BR-381 que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O certame está previsto para 24 de novembro deste ano, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O edital da licitação será publicado nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União (DOU).
Com 304 km, a BR-381 é uma ligação entre dois importantes polos de escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais. A concessão deve resultar em R$ 10 bilhões a serem aplicados no sistema rodoviário, entre novas obras e despesas de operação, de acordo com o Ministério dos Transportes.
O projeto de licitação contempla uma série de intervenções que devem ampliar a capacidade de tráfego, elevar os níveis de segurança e o padrão de serviços oferecidos aos usuários. Estão previstas duplicação de 134 km; implantação de 138 km de faixas adicionais, 11 km de vias marginais, de 36 travessias de pedestres, 190 paradas de ônibus e 34 passagens de fauna. Também serão construídos dispositivos de retornos e rotatórias, e executadas 152 correções de traçado.